Uma Contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície: um estudo de caso da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x11212018044Palavras-chave:
sustentabilidade, design de superfície, emoção, design , tecnologiaResumo
O presente artigo aborda uma contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície. A partir da teoria "Três Níveis de Design" proposta por Norman (2008), é conduzida uma análise da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde, na Holanda. Os resultados apontam para o uso de materiais luminescentes como recurso interativo entre a superfície e o meio ambiente, além de causar impacto emocional aos usuários à medida que modifica a paisagem urbana de forma sustentável. O estudo demonstra os aspectos conceituais e os recursos técnicos que garantiram o sucesso do projeto. Além disso, concluiu-se que a tinta fosforescente empregada na obra foi fundamental para satisfazer aos três níveis de design, o que caracteriza um bom projeto.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Ana Helena Soares. Experimentando Superfície: uma análise das possibilidades geométricas na criação de padronagens. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
DESMET, P. Product Emotion. In: SCHIFFERSTEIN, H.; HEKKERT, P. Product experience. Amsterdam: Elsevier, 2008.
DEZEEN. Daan Roosegaarde's glowing Van Gogh cycle path to open in the Netherlands. Disponível em: <https://www.dezeen.com/2014/11/12/daan-roosegaarde-van-gogh-bicycle-path-glowing-patterns-nuenen-netherlands/>. Acesso em: mar. de 2017.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Trad.: Raquel Abi-Sâmara. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2007.
FONTE, Cecília da; Santos, Gabriele; Luck, Matheus. O design visceral, comportamental e reflexivo de Journey: análise de um jogo digital com foco no design emocional. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580392159/06.pdf>. Acesso em: jan. de 2017.
FREITAS, R. Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Editora Blucher, 2011.
GOOGLE ART PROJECT. Starry Night. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg>. Acesso em: dez. de 2016.
GLOWING Van Gogh Bicycle Path by Daan Roosegaarde. Dezeen: nov. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wEe8firurCY>. Acesso em: jun. de 2017.
HEIJMANS. Van Gogh Roosegaarde Cycle Path. Disponível em: <https://www.heijmans.nl/en/projects/van-gogh-roosegaarde-cycle-path/>. Acesso em: mar. de 2017.
HYPENESS. Holanda cria ciclovia que brilha no escuro inspirada na arte de Van Gogh. Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/2014/12/holanda-cria-ciclovia-que-brilha-no-escuroinspirada-na-arte-de-van-gogh/>. Acesso em: jan. de 2017.
MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.
NORMAN, Donald A. Design Emocional. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
PIZZATO, Gabriela Z. Design e Emoção na utilização do mobiliário urbano de espaços públicos. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
RÜTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
SHEN, H.; WYER, R. The impact of negative affect on responses to affect-regulatory experiences. Journal of Consumer Psychology, v. 18, p. 39-48, 2008
SILVA, Washington F.; Cavalcanti, Virginia P. Modelo de Análise do Design emocional aplicado ao desenvolvimento de produtos de moda. In: 11 º Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Barueri, SP: Estação das Letras, 2015.
STUDIO ROOSEGAARDE. Smart Highway. Disponível em: <https://www.studioroosegaarde.net/project/smart-highway/info/>. Acesso em: dez. de 2016.
TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Filipe Campelo da Xavier. Design emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, v. 4, n. 3, p. 132-140, 2011.
VAN Gogh-Roosegaarde Bicycle Path by Daan Roosegaarde [Official Movie]. Studio Roosegaarde: nov. 2014. Disponível em: <https://vimeo.com/111688272>. Acesso em: mar. de 2017.
WIKIPÉDIA. Calçada Portuguesa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cal%C3%A7ada_portuguesa>. Acesso em: set. de 2017.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. São Paulo: Editora Bookman, 2005, 212p.
YOON, J. et al. Design for Interest: Exploratory Study on a Distinct Positive Emotion in Human-Product Interaction. International Journal of Design, v. 6, n.2, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Victoria de Menezes Piffero, Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.