Uma Contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície: um estudo de caso da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11212018044

Palabras clave:

sustentabilidade, design de superfície, emoção, design , tecnologia

Resumen

O presente artigo aborda uma contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície. A partir da teoria "Três Níveis de Design" proposta por Norman (2008), é conduzida uma análise da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde, na Holanda. Os resultados apontam para o uso de materiais luminescentes como recurso interativo entre a superfície e o meio ambiente, além de causar impacto emocional aos usuários à medida que modifica a paisagem urbana de forma sustentável. O estudo demonstra os aspectos conceituais e os recursos técnicos que garantiram o sucesso do projeto. Além disso, concluiu-se que a tinta fosforescente empregada na obra foi fundamental para satisfazer aos três níveis de design, o que caracteriza um bom projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victoria de Menezes Piffero, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Bacharel em Design com Habilitação em Comunicação Visual pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010). Especialista em Design de Superfície pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2014). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista no Núcleo de Design de Superfície da UFRGS. Recebeu o 1º lugar no Prêmio Bornancini de Design, categoria Design de Superfície/nível acadêmico (2010) e o 1º lugar no Prêmio Nacional Bornancini de Design, categoria Design de Superfície/nível acadêmico (2016). Tem experiência profissional na área de Design, com ênfase em Design de Superfície e Design Editorial. É autora do livro "Bichos do Brasil para colorir", 2016, ISBN 978-85-5590-006-8, publicado pela Editora Edelbra.

Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Arquiteta graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,1995), é Doutora (2013) e Mestre (2005) em Engenharia, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS), com especialização em Arquitetura Comercial (UNISINOS, 1999). É Professora Adjunta do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS . Atualmente, é Coordenadora da Comissão de Graduação dos Cursos de Design de Produto e Design Visual da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Design de Produto e Arquitetura, com ênfase no desenvolvimento de produtos e ambientes, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia e Design Emocional.

Citas

CAVALCANTI, Ana Helena Soares. Experimentando Superfície: uma análise das possibilidades geométricas na criação de padronagens. 2014. 249 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

DESMET, P. Product Emotion. In: SCHIFFERSTEIN, H.; HEKKERT, P. Product experience. Amsterdam: Elsevier, 2008.

DEZEEN. Daan Roosegaarde's glowing Van Gogh cycle path to open in the Netherlands. Disponível em: <https://www.dezeen.com/2014/11/12/daan-roosegaarde-van-gogh-bicycle-path-glowing-patterns-nuenen-netherlands/>. Acesso em: mar. de 2017.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Trad.: Raquel Abi-Sâmara. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2007.

FONTE, Cecília da; Santos, Gabriele; Luck, Matheus. O design visceral, comportamental e reflexivo de Journey: análise de um jogo digital com foco no design emocional. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580392159/06.pdf>. Acesso em: jan. de 2017.

FREITAS, R. Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

GOOGLE ART PROJECT. Starry Night. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg>. Acesso em: dez. de 2016.

GLOWING Van Gogh Bicycle Path by Daan Roosegaarde. Dezeen: nov. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wEe8firurCY>. Acesso em: jun. de 2017.

HEIJMANS. Van Gogh Roosegaarde Cycle Path. Disponível em: <https://www.heijmans.nl/en/projects/van-gogh-roosegaarde-cycle-path/>. Acesso em: mar. de 2017.

HYPENESS. Holanda cria ciclovia que brilha no escuro inspirada na arte de Van Gogh. Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/2014/12/holanda-cria-ciclovia-que-brilha-no-escuroinspirada-na-arte-de-van-gogh/>. Acesso em: jan. de 2017.

MANZINI, Ezio. A matéria da invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1993.

NORMAN, Donald A. Design Emocional. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PIZZATO, Gabriela Z. Design e Emoção na utilização do mobiliário urbano de espaços públicos. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

RÜTHSCHILLING, E. A. Design de Superfície. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SHEN, H.; WYER, R. The impact of negative affect on responses to affect-regulatory experiences. Journal of Consumer Psychology, v. 18, p. 39-48, 2008

SILVA, Washington F.; Cavalcanti, Virginia P. Modelo de Análise do Design emocional aplicado ao desenvolvimento de produtos de moda. In: 11 º Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Barueri, SP: Estação das Letras, 2015.

STUDIO ROOSEGAARDE. Smart Highway. Disponível em: <https://www.studioroosegaarde.net/project/smart-highway/info/>. Acesso em: dez. de 2016.

TONETTO, Leandro Miletto; COSTA, Filipe Campelo da Xavier. Design emocional: conceitos, abordagens e perspectivas de pesquisa. Strategic Design Research Journal, v. 4, n. 3, p. 132-140, 2011.

VAN Gogh-Roosegaarde Bicycle Path by Daan Roosegaarde [Official Movie]. Studio Roosegaarde: nov. 2014. Disponível em: <https://vimeo.com/111688272>. Acesso em: mar. de 2017.

WIKIPÉDIA. Calçada Portuguesa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cal%C3%A7ada_portuguesa>. Acesso em: set. de 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. São Paulo: Editora Bookman, 2005, 212p.

YOON, J. et al. Design for Interest: Exploratory Study on a Distinct Positive Emotion in Human-Product Interaction. International Journal of Design, v. 6, n.2, 2011.

Publicado

2018-01-01

Cómo citar

PIFFERO, Victoria de Menezes; PIZZATO, Gabriela Zubaran de Azevedo. Uma Contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície: um estudo de caso da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 044–055, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11212018044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10376. Acesso em: 25 nov. 2024.