APLICAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UM OLHAR DA TEORIA DE GRAFOS

Ezequiel Gibbon Gautério, Marilia Nunes Dall'Asta, Elaine Corrêa Pereira

Resumo


Através da realização de pesquisas desenvolvidas por alguns membros do grupo de Iniciação Científica na disciplina de Grafos e Redes composto por estudantes dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Matemática Aplicada, bem como, pós-graduandos do Mestrado em Modelagem Computacional da FURG, pretende-se mostrar que, embora os conteúdos sobre grafos sejam desenvolvidos somente no Ensino Superior, podem também serem explorados e aplicados, inicialmente, na matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e, posteriormente, no Ensino Médio. Desta forma, este artigo pretende apresentar algumas atividades sobre aplicações de grafos voltadas para os níveis de ensino anteriormente citados para que sirvam como outras opções metodológicas de aplicação dos conceitos matemáticos. Algumas das atividades já foram desenvolvidas com alunos da 8ª série (9º ano) em uma escola pública riograndina e buscou-se valorizar e enriquecer a resolução de problemas cotidianos e os conceitos da teoria de conjuntos, destacando o potencial de enriquecimento para o ensino de matemática. Outras aplicações serão abordadas de forma interdisciplinar e que, ao mesmo tempo, desafiem os alunos a encontrarem a solução dos problemas propostos. Constatamos que o estudo sobre grafos está assumindo aspectos interdisciplinares e colaborativos, onde se obtém contribuição dos participantes do grupo de pesquisa através de indicações de atividades diferenciadas, as quais enriquecem significativamente a exposição deste trabalho. Espera-se proporcionar alternativa de mudanças na prática docente incentivando-os a utilização de novas metodologias de ensino.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais



Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)