MUSEU ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

Autores

  • MARCELO DOMINGUES DE FARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • RAFAEL TORRES DE SOUZA RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • WASLEY CARLOS GONÇALVES DE MATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • GABRIELA FELIX DO NASCIMENTO SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • FÁBIO MIRANDA WALKER UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • VANESSA TAYANNE DE OLIVEIRA FREIRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1702

Resumo

É notável a deficiência no ensino das escolas públicas brasileiras, sobretudo, no que é concernente à qualidade e a quantidade das aulas práticas realizadas nesses estabelecimentos. Em muitas escolas a grade curricular é totalmente preenchida com aulas teóricas, prejudicando o aprendizado dos alunos. O Museu Itinerante de Anatomia Animal, através do Núcleo de Pesquisa de Anatomia Animal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com suas exposições nas escolas públicas municipais e estaduais de Petrolina, Estado de Pernambuco, objetiva estimular, em alunos e professores, uma visão prática das ciências biológicas, para que possam conhecer as estruturas e o funcionamento do corpo animal. Acrescido à apresentação de peças anatômicas, os alunos recebem explanações referentes à educação e responsabilidade ambiental, tentando reduzir a retirada de animais da natureza, incutindo o conceito de posse responsável de animais de estimação e, além disso, é incentivado também, o uso da prática da reciclagem do lixo doméstico. Outro aspecto importante deste projeto é transpor as barreiras existentes entre a sociedade e a universidade, pois em virtude da grande desigualdade social e do analfabetismo local, muitos acreditam que a academia é uma realidade distante. Os resultados obtidos até o presente momento demonstram que os alunos assimilam maior quantidade de informações quando podem ter a idéia tridimensional dos órgãos e sistemas biológicos apresentados em livros didáticos, corroborando com a afirmação de Confúcio: “Ouvi, esqueci. Vi, me lembrei. Fiz, aprendi.”, uma vez que existe a interação e a manipulação das crianças com o acervo do museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCELO DOMINGUES DE FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Formado em Medicina Veterinária, com mestrado e doutorado na área de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Professor adjunto da Universidade Federal do vale do São Francisco (UNIVASF), responsável pelas Disciplinas de Anatomia Veterinária I, II e III. Coordenador do projeto de extensão universitária denominado "Museu Itinerante de Anatomia Animal", que visita escolas públicas do município de Petrolina e adjacências. Lider do grupo de pesquisa intitulado "Zooscopia e Zoometria". Presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal e vice-presidente do Conselho Curador (ambos da UNIVASF).

RAFAEL TORRES DE SOUZA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduando do 5º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Foi monitor por 3 semestres na disciplina de Anatomia Veterinária. Integra o programa Conexões de Saberes do Governo Federal.

WASLEY CARLOS GONÇALVES DE MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduando do 5º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Monitor da disciplina de Anatomia Veterinária.

GABRIELA FELIX DO NASCIMENTO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduando do 5º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Monitora da disciplina de Anatomia Veterinária. Foi bolsista PIBIC do CNPq e da UNIVASF.

FÁBIO MIRANDA WALKER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduando do 5º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Integra o grupo de pesquisa em Animais Silvestres da UNIVASF.

VANESSA TAYANNE DE OLIVEIRA FREIRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Graduanda do 2º período do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Monitora da Disciplina de Anatomia Veterinária.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

FARIA, MARCELO DOMINGUES DE; RODRIGUES, RAFAEL TORRES DE SOUZA; MATOS, WASLEY CARLOS GONÇALVES DE; SILVA, GABRIELA FELIX DO NASCIMENTO; WALKER, FÁBIO MIRANDA; FREIRE, VANESSA TAYANNE DE OLIVEIRA. MUSEU ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1702. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1702. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos