Críticos teatrais em ação: luta e organização política em prol da modernidade cênica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102272016327Resumo
Nos palcos, Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues marca o advento da modernidade cênica brasileira, e entre os espectadores comuns, críticos atentos a difundir a nova tendência. Contudo, os críticos teatrais não se restringiram a profissão que exerciam, mas assumiram também o exercício político na medida em que reivindicaram a emancipação da própria atividade e da arte Teatral em diversas situações. Através de pesquisa bibliográfica para uma reconstituição histórica, reconhece-se que a criação de organizações institucionais em São Paulo e Rio de Janeiro, como ABCT, APCT e CICT, foram uma das ações desenvolvidas em prol destes objetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)