Práticas didático-pedagógicas no ensino remoto: Desafios e possibilidades na Licenciatura em Teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0111Palavras-chave:
Ensino remoto, Pandemia, Teatro, Práticas didático-pedagógicas, Ensino SuperiorResumo
Este artigo objetiva problematizar o processo de ensino-aprendizagem frente às limitações e possibilidades que o ensino remoto nos oferece. Apresentamos as escolhas didático-pedagógicas desenvolvidas para as disciplinas de História do Teatro Brasileiro I e III do curso de Licenciatura em Teatro de uma universidade pública brasileira. A partir de um Questionário aplicado nas duas turmas foi possível compreender a dimensão e efetividade das práticas desenvolvidas em consonância com as necessidades e perfil das turmas. Espera-se que as discussões fomentadas possam contribuir com as reflexões sobre a qualidade do ensino no atual momento, principalmente, no que se refere à formação no Ensino Superior.
Downloads
Referências
ALONSO, Katia Mosorov; SILVA, Danilo Garcia; A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p.499-514, abr.-jun. 2018. DOI: 10.1590/ES0101-73302018200082.
ALMEIDA, Hélio Mangueira. A didática no Ensino Superior: práticas e desafios. Estação científica, Juiz de Fora, nª14, jul.-dez, 2015.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. Anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BRIDI, Maria Aparecida. A pandemia Covid-19: crise e deterioração do mercado de trabalho no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p.141-165, dez. 2020.
CADAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DOSEA, Giselle Santana et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. V. 10, n.1, 2020. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013.
FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis, v. 19, n. 1, p.85-95, jun. 2018. http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p85.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GOMES, Sidmar Silveira. Entre arte e pedagogia em tempos de pandemia: ensino remoto e mediação teatral. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-20, ano 21, no 44, janeiro/março de 2021.
GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextpid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso>.
GUTIÉRREZ, Antonio L. García. A ojos de la arena: ejercicios de desclasificación. Editado por ACCI ediciones. Primeira edição. Abril, 2020. ISBN: 978-84-17867-82-9.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?.2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, Hannah. Experiência Cênica e Cultura Digital: Possibilidades Teatrais em Meios Virtuais. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p.139-159, 10 jan. 2021
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro brasileiro. Global: São Paulo, 6 Ed, 2004.
MAIER, Suellen Rodrigues de Oliveira; MATTOS, Magda de. O trabalhar e o estudar no contexto universitário: uma abordagem com trabalhadores-estudantes. Santa Maria, v. 42, n.1, p.179-185, jan./jun. 2016.
MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n. 34, p.204-223, mar./abr. 2019.
OLIVEIRA, Raphael; MÉLO, Fernanda. Corpo, Teatro e Isolamento: relatos de um ator em uma experiência cênico-digital. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n. 2, p.46-59, 10 jan. 2021.
PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 2, n. 17, p.113-121, 2011.
PRANDI, Luiz Roberto. Tendências do processo didático-pedagógico no ensino superior na contemporaneidade. akrópolis Umuarama, v. 17, n. 3, p.137-142, jul./set. 2009.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Caminhos metodológicos. In: BARBOSA, Ana Mae. (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2007.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra. M.; DUARTE, Cláudia dos Santo. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p.41–57, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.
SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix; SILVA, Maria Elaine; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, n. 1, 2021.
SEABRA, Filipa; AIRES, Luísa; TEIXEIRA, António. Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. São Paulo: Dialogia, n. 36, p.316-334, set./dez. 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545
SILVA, Rosa Jussara Bonfim. Reflexões acerca do trabalho home office ocasionado pela pandemia da covid-19. Revista humanidades e Tecnologia (FINOM), v.25, n.1, 2020.
TU, Huilan et al. Current epidemiological and clinical features of COVID-19: a global perspective from China. Journal of Infect, Volume 81, Edição 1, julho de 2020, páginas 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jinf.2020.04.011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)