Olhar de IntenCidade: memórias e imagens na trajetória de André Carreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0502

Palavras-chave:

ÁHQIS, André Carreira, encenação, direção de arte, imagem

Resumo

Esta entrevista aborda a trajetória do diretor e professor André Carreira (1960), criador do Laboratório de Atuação ÁHQIS (2007), em 2025, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Neste encontro, o diretor falou sobre sua infância, seus estudos iniciais, bem como os começos de sua vida no teatro, revelando suas influências artísticas, particularmente da obra do diretor polonês Tadeusz Kantor. Nesta entrevista, Carreira refletiu sobre possíveis relações entre os campos do Teatro e da Direção de Arte, tomando como referência as experiências realizadas no Laboratório de Atuação ÁHQIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natassia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela UnB. Profa. efetiva da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando nos cursos de graduação ‘Teatro’ e ‘Direção de Arte’ e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC). Coordena, conjuntamente com outros docentes, o Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação (LabMonTe/ Emac), o Laboratório de Criação de Figurinos, Acervo de Indumentárias e Ateliê de Costura (LabCriaa/ Emac), Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (Lapiac/ FEFED/ Emac). Integra há 10 anos, como professora pesquisadora, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e seus Diferentes Contextos (Nepiec/ FE/ UFG).

André Luiz Antunes Netto Carreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado pela Universidade de Évora (EU), Portugal. Pós-doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) – Espanha. Pós-doutorado pela New York University (NYU) – Estados Unidos. Doutorado em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina. Graduação – Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Prof. Titular no Dept. de Artes Cênicas, na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na Universidade do Estado de Santa Catarina. Prof. do Mestrado Profissional em Artes (Rede).

Referências

ÁHQIS. Disponível em: https://www.udesc.br/ceart/laboratorioatuacaoahqis. Acesso em: 09 set.2025.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Natassia Duarte Garcia Leite de; CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Olhar de IntenCidade: memórias e imagens na trajetória de André Carreira. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0502. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27873. Acesso em: 19 dez. 2025.