Teatro na rua: quando a cidade invade a cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0504Palavras-chave:
André Carreira, Teatro de rua, Teatro de invasão, Espaços urbanos, CidadeResumo
André Carreira (1960) inaugurou práticas e teorias de suma relevância para o teatro latino-americano. Neste diálogo, o diretor fala do início de sua carreira e das principais influências artísticas que permeiam sua história. Além disso, dá pistas do conceito de cidade e da noção do espaço urbano como dramaturgia e esclarece sua compreensão acerca dos termos espaços convencionais e não convencionais, teatro na cidade, teatro na rua, teatro de rua, dentre outros. A entrevista semiestruturada foi dividida em três partes: a primeira aborda os aspectos gerais acerca das formas teatrais e do espaço urbano; a segunda enfatiza o teatro na rua, e a terceira expõe a experiência com o grupo Teatro que Roda (Goiânia/Goiás/Brasil). A oportunidade do encontro se deu presencialmente, em 2014, na ocasião em que o entrevistado participava de um projeto na cidade de Goiânia. Carreira teve acesso à transcrição bruta do material, que também foi revisado por ele antes dessa publicação.
Downloads
Referências
CARREIRA, André. El teatro callejero en la Argentina y en el Brasil democráticos de la década del 80: la pasión puesta en la calle. Buenos Aires: Editorial Nueva Generación, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)