Blusinha branca, salto alto e o corpo como uma flecha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0504

Palavras-chave:

mulheres, Tatiana Cobbett, autoria

Resumo

Nesta entrevista, Tatiana Cobbett compartilha conosco como se forjou sua carreira artística, marcada pela articulação de diferentes linguagens: dança, música e teatro. Também explica como surgiu a ideia de criar um espetáculo exclusivamente feminino, nos inícios dos anos de 1990, e como desenvolveu as diferentes dimensões que envolvem o trabalho artístico, desde a produção até a performance:  um permanente “crochet”, que implica em sustentabilidade, alianças e colaboração. Também relata sua participação em lutas e iniciativas para ampliar o acesso a cultura a todos, garantir a dignidade dos artistas e fomentar a criação de obras originais (autorais), em especial, pelas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Susana Tornquist, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado na Ecole des Hautes Études em Sciences Sociales  (EHESS) – Franca. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC. Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde atua no departamento de Geografia e no Programa de Pós Graduação em Planejamento territorial e desenvolvimento sócio-ambiental, colaboradora - INTC Instituto Brasil Plural(SC) e membro do Conselho Consultivo da Cátedra Mariátegui (Peru).

Tatiana Cobbett

Bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, antes de completar o curso de História na UFRJ, aceitou uma bolsa de estudos e, aos 18 anos, foi para Nova Iorque estudar dança moderna e contemporânea.   Atuou por 13 anos na Companhia Balet Stagiu,  concebeu e partiticpou como dançarina e cantora de Mulheres de Hollanda. Gravou os  seguintes discos:  Parceiros, Música Súbita, Sawaboda Shikowa,Cilada, Tóxico, Sonora Parceria,   Corte e Costura, Bendita Companhia,  além dos trabalhos  mais recentes, realizados junto ao Projeto Lá e Cá, como Florbela, Vôo, Toxico, Bem me quer, mal me quer; Inomin´ável. Escreveu Travesseiro(poemas), em 2025.

Referências

COBBETT, Tatiana. Não vou descer do salto. In: COBBETT, Tatiana. Travesseiro. Setúbal/Cotia: Urutau, 2025.

COBBETT, Tatiana. Me deixa sonhar. In: COBBETT, Tatiana. Travesseiro, Setúbal/Cotia: Urutau, 2005.

LHULHIER, Louise e FAYAD, Daphne. À Flor da pele: posições femininas de dizer o amor. Revista Subjetividades, v. 15, n 2, 2015, p.191-200.

FISHER, Stela. A crescente disseminação dos estudos feministas nas artes cênicas e sua contribuição para a criação de ações disruptivas em meio institucional. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n 33, 2018, p.296-310.

WOLFF, Virgínia. Um teto todo seu. Lisboa: Tordesilhas, 2019.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

TORNQUIST, Carmen Susana; COBBETT, Tatiana. Blusinha branca, salto alto e o corpo como uma flecha . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0504. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27755. Acesso em: 19 dez. 2025.