Tacones altos, top blanco y el cuerpo como una flecha - Entrevista con Tatiana Cobbett

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0504

Palabras clave:

mujeres, Tatiana Cobbett, autoría

Resumen

En esta conversación, Tatiana Cobbett comparte cómo se forjó su carrera artística, marcada por la combinación de diferentes lenguajes artísticos: danza, música y teatro. También explica cómo surgió la idea de crear un espectáculo exclusivamente femenino en la década de 1980 y cómo desarrolló las diversas actividades que abarcan el trabajo artístico, desde la producción hasta la performance: un "crochet perpetuo" que implica sostenibilidad, alianzas y colaboración. También habla de su participación en luchas e iniciativas para ampliar el acceso a la cultura para todos, garantizar la dignidad de los artistas y fomentar las obras originales, especialmente las creadas por mujeres.

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Biografía del autor/a

Carmen Susana Tornquist, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado na Ecole des Hautes Études em Sciences Sociales  (EHESS) – Franca. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC. Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde atua no departamento de Geografia e no Programa de Pós Graduação em Planejamento territorial e desenvolvimento sócio-ambiental, colaboradora - INTC Instituto Brasil Plural(SC) e membro do Conselho Consultivo da Cátedra Mariátegui (Peru).

Tatiana Cobbett

Bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, antes de completar o curso de História na UFRJ, aceitou uma bolsa de estudos e, aos 18 anos, foi para Nova Iorque estudar dança moderna e contemporânea.   Atuou por 13 anos na Companhia Balet Stagiu,  concebeu e partiticpou como dançarina e cantora de Mulheres de Hollanda. Gravou os  seguintes discos:  Parceiros, Música Súbita, Sawaboda Shikowa,Cilada, Tóxico, Sonora Parceria,   Corte e Costura, Bendita Companhia,  além dos trabalhos  mais recentes, realizados junto ao Projeto Lá e Cá, como Florbela, Vôo, Toxico, Bem me quer, mal me quer; Inomin´ável. Escreveu Travesseiro(poemas), em 2025.

Citas

COBBETT, Tatiana. Não vou descer do salto. In: COBBETT, Tatiana. Travesseiro. Setúbal/Cotia: Urutau, 2025.

COBBETT, Tatiana. Me deixa sonhar. In: COBBETT, Tatiana. Travesseiro, Setúbal/Cotia: Urutau, 2005.

LHULHIER, Louise e FAYAD, Daphne. À Flor da pele: posições femininas de dizer o amor. Revista Subjetividades, v. 15, n 2, 2015, p.191-200.

FISHER, Stela. A crescente disseminação dos estudos feministas nas artes cênicas e sua contribuição para a criação de ações disruptivas em meio institucional. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n 33, 2018, p.296-310.

WOLFF, Virgínia. Um teto todo seu. Lisboa: Tordesilhas, 2019.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

TORNQUIST, Carmen Susana; COBBETT, Tatiana. Tacones altos, top blanco y el cuerpo como una flecha - Entrevista con Tatiana Cobbett. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0504. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27755. Acesso em: 19 dic. 2025.