Para escrever a História do Teatro: entre história oral, arquivos pessoais e centros de documentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0116

Palavras-chave:

história oral, memória, arquivo pessoal, acervo de teatro

Resumo

Este artigo buscou estabelecer conexões entre a história oral e os arquivos pessoais, com o intuito de propor uma metodologia de pesquisa que integre os diversos conjuntos documentais da história do teatro. A pesquisa realizada para a tese Na Ciranda da Memória: Maria Helena Lopes — Narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994) forneceu exemplos do uso de fontes históricas na escrita da história do teatro. Além disso, destacou-se a importância da existência de centros de documentação dedicados ao estudo da história do teatro brasileiro.

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Biografia do Autor

juliana Ribeiro wolkmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Graduação em Teatro e em História pela UFRGS.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

WOLKMER, Juliana Ribeiro. Para escrever a História do Teatro: entre história oral, arquivos pessoais e centros de documentação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27430. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas