Para escrever a História do Teatro: entre história oral, arquivos pessoais e centros de documentação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0116Palavras-chave:
história oral, memória, arquivo pessoal, acervo de teatroResumo
Este artigo buscou estabelecer conexões entre a história oral e os arquivos pessoais, com o intuito de propor uma metodologia de pesquisa que integre os diversos conjuntos documentais da história do teatro. A pesquisa realizada para a tese Na Ciranda da Memória: Maria Helena Lopes — Narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967-1994) forneceu exemplos do uso de fontes históricas na escrita da história do teatro. Além disso, destacou-se a importância da existência de centros de documentação dedicados ao estudo da história do teatro brasileiro.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Dóris. História da educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 211-243, jan./abr. 2009.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: FGV, v. 11, n. 21, 1998, p. 9-34.
BELLOTTO, Heloísa. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 2, p. 26-39, 2009.
CAMPOS, José Francisco Guelfi. Recortes de jornal em arquivos: origens de uma prática social. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 52-75, abr./jun. 2021.
COELHO, Carmem Lenora Martins. Entrevista concedida à pesquisadora Juliana Wolkmer. (Arquivo da pesquisa). Porto Alegre, 2022.
FONTANA, Fabiana Siqueira. O que existe de permanente no reino do efêmero. Sala Preta, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 11-25, 2017. Acesso em: 5 jun. 2025.
JOBIM, Danton. Espírito do jornalismo. São Paulo: EDUSP, 1992.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na história oral. Projeto História, São Paulo, n. 15, p. 13-49, abr. 1997.
WOLKMER, Juliana. Formação em teatro na UFRGS (1960–1973): memórias de tempos de ousadia e paixão. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
WOLKMER, Juliana. Na ciranda da memória, Maria Helena Lopes: narrativas sobre trajetória docente, paixão e ensino de teatro na UFRGS (1967–1994). Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)