A extensão universitária e a formação da pessoa licenciada em teatro: divergências e confluências
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0209Palavras-chave:
pedagogias do teatro, extensão universitária, formação de educadores/asResumo
Ao dialogar com marcos legais relacionados à Extensão Universitária, escolhe-se refletir sobre algumas ações de extensão que problematizam os desafios impostos pela curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura em Teatro, dando atenção à Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Conclui-se que tal resolução, ao restringir a execução de ações de extensão curricularizadas às instituições de Educação Básica, evidencia um paradoxo: expande os horizontes das práticas do teatro na escola, mas tende a limitar as experiências de formação da pessoa licenciada em teatro, impedida de desenvolver ações extensionistas curricularizadas na educação não-formal.
Downloads
Referências
ABREU, Luis Alberto de. Processo Colaborativo: relato e reflexões sobre uma experiência de criação. Cadernos da ELT, n. 2, p. 1-10. jun./2004.
ALMEIDA, Evany Bettine de; AZEVEDO-MARTINS, Anna Karenina; NUNES, Viviane Abreu. O corpo como espaço de aprendizagem: reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 3, p. 201-217, set./dez. 2013.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 29 de maio de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução do Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 8 de março de 2004.
DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.
FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Ga-dotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 13 out. 2020.
HARTMAN, Saidiya. Vidas Rebeldes, Belos Experimentos: Histórias Íntimas de Meninas Negras Desordeiras, Mulheres Encrenqueiras e Queers Radicais. São Paulo: Fósforo, 2022.
LARANJEIRA, Denise Helena P.; TEIXEIRA, Ana Maria F. Vida de jovens: educação não-formal e inserção socioprofissional no subúrbio. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 22-34, jan./abr. 2008.
MARQUES, Laís Jacques; CONCILIO, Vicente; SILVEIRA, Túlio Fernandes; MACHADO, Flávia. O Teatro entre as grades do patriarcado: privação de liberdade e de experiências em uma prática no regime socioeducativo. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020.
NOGUEIRA, Márcia Pompeu. A Opção pelo Teatro em Comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n.10, p. 127-136, dez. 2008.
RODRIGUES, Thiago. Coro dos Maus Alunos. Lisboa: Editora Artes Cênicas, 2008.
SOARES, Carmela. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, n. 17, p. 29-36, set. 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)