Oracular a educação: corpos e escritas em favor de uma pedagogia das dispersões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e102

Palavras-chave:

dispositivo oracular, corpo e escrita, corpo e educação, poética, fabulação

Resumo

O texto discute as possibilidades de um modo oracular de pensar os processos formativos a partir das relações entre corpos, movimento e escrita, experimentadas em um curso de extensão desenvolvido desde o ano de 2020. A noção de oráculo, em suas forças poéticas e de instauração, é debatida e pensada enquanto modo de produzir e habitar processos criativos fundamentais ao educar, entendido como gesto em favor da dispersão de sentidos e da multiplicação de oportunidades de fabulação.

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Biografia do Autor

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado pela Concordia University – Canadá. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Educação à Distância Pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Priscilla Menezes de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado e Mestrado em Artes Visuais pela  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP) – Argentina. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Formação em Docentes universitários pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

BOCCHETTI, André; FARIA, Priscilla Menezes de; GUEDES, Adrianne Ogêda. Oracular a educação: corpos e escritas em favor de uma pedagogia das dispersões. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26195. Acesso em: 19 dez. 2024.