Poéticas do Cuidado: sete eixos para cuidar com arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0202Palavras-chave:
performance, poéticas do cuidado, arte socialmente engajadaResumo
Como podemos criar práticas performativas produtoras de saúde física e mental? Essa foi a pergunta norteadora do projeto de pesquisa Poéticas do cuidado: arte em tempos de crise, do Grupo de Pesquisa “Práticas Performativas Contemporâneas”, desenvolvido em parceria com os Performers sem Fronteiras, na UNIRIO. Por meio de ações de formação, encontros, estudos e a realização de performances, foram investigadas, de forma experimental e cartográfica, as interseções entre práticas performativas e práticas de saúde. Durante a pesquisa, foram explorados sete eixos que, em suas diversas combinações com ações artísticas, configuram um tipo de produção artística, que denominamos “Poéticas do Cuidado”, de acordo com o referencial teórico mobilizado.
Downloads
Referências
ALICE, Tania. A meditação como possiblidade criativa para o ator/performer. In: KEISERMAN, Nara; RIBEIRO, Joana. O corpo cênico: entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume, 2013.
ALICE, Tania. Dramaturgias da solidariedade. Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 10-38, 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17115. Acesso em: 23 mar. 2024.
ALMEIDA, Mariléa de. Teoria é cura: voz e autorrecuperação em bell hooks. In: Catálogo da exposição de Ana Mendieta, São Paulo, SESC Pompeia, 19/09/2023-21/01/2024. São Paulo: Edições do SESC, 2023, p. 122 – 128.
BISHOP, Claire. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. New York: Verso, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DESPRET, Vinciane. Autobiographie d’un poulpe: et autres récits d'anticipation. França: Actes Sud, 2021.
FABIÃO, Eleonora. Ações. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2015.
GROYS, Boris. Philosophy of Care. New York: Verso, 2022.
KESTER, Grant. Conversations Pieces. Los Angeles: University of California Press, 2004.
LEE, Ingrid Fetell. As formas da alegria. Tradução de Lígia Azevedo. São Paulo: Fontanar, 2021.
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN. Direção: Jean-Pierre Jeunet. Distribuidores: Miramax, UGC Fox, Prokino Filmverleih, Intersonic. França, 2001.
MONSALU, Fabiana; ALICE, Tania. Arte relacional no Brasil: o que se faz, o que se come. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.
MOTTA, Gilson; ALICE, Tania. Performance as Spiritual Practice. Journal of Performance and Mindfulness, Huddersfield, v. 2, n. 1, p. 1-18, Jan, 2019.
MOTTA, Gilson; ALICE, Tania. Poéticas do Cuidado em tempos de crise. Dramaturgias – Revista do Laboratório de Dramaturgia LADI-UNB, Brasília, v. 18, p.60 - 82, 2021.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.
PATZDORF, Danilo. Artista-educa-dor: A somatopolítica neoliberal e a crise da sensibilidade do corpo ocidental. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, mar./abr. 2021.
PATZDORF, Danilo. Sobre aquilo que um dia chamamos de corpo – corporalidade nas ambiências digitais. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
QUILICI, Cassiano Sydow. Proposições para um diálogo entre artes performativas e budismo (e um exemplo de ciência). Congresso de pesquisa e pós-graduação em artes cênicas, 6, 2010, São Paulo, Anais [...] , São Paulo, 2010, p,1-5. On-line. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/territorios/Cassiano%20Quilici%20-%20Proposi%E7%F5es%20para%20um%20Di%E1logo.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.
ROSA, Ludmila. Uma investigação sobre a prática de yoga e o trabalho do ator-performer. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.
TRELEAVEN, David A. Trauma-sensitive mindfulness. Practices of safe and transformative healing. New York: W. W. Norton & Company, 2018.
WANDERLEY, Lula. No silêncio que as palavras guardam. O sofrimento psíquico, o objeto relacional de Lygia Clark e as paixões do corpo. São Paulo: n-1 edições, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)