Práticas teatrais e pessoas idosas: em busca de ressignificações
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0202Palavras-chave:
idosos/idosas, pedagogia do teatro, dramaturgia, biopolíticaResumo
Ao pesquisar a articulação entre práticas teatrais e pessoas idosas, a primeira parte desta pesquisa encontrou uma discursividade reiterativa do teatro como instrumento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Intentando problematizar isso, buscou-se diálogo teórico com Denis Guénoun (2004) e suas urgências para o teatro contemporâneo; e Michel Foucault (2010), no que tange às suas noções de norma. Na segunda parte da pesquisa, a partir da proposição de uma ação artístico-pedagógica, refletiu-se sobre as pessoas idosas em ação cênica como possibilidade para a melhoria da “qualidade de vida” do teatro contemporâneo, resultando em deslocamentos e ressignificações múltiplas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. B. D.; AZEVEDO-MARTINS, A. K.; NUNES, V. A. O corpo como espaço de aprendizagem: reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade. Pro-Posições, v. 24, n. 3, p. 201-217, set./dez. 2013.
BARBOSA, D. O. L.; BRITO, J. D. da S.; SOARES, A. P. B. da S.; COELHO, M. M. F.; BARBOSA, R. G. B. Teatro como uma ferramenta tecnológica para a promoção da saúde de idosos. Revista Tendências da Enfermagem Profissional, Ceará, v. 9, n. 3, 2017, p. 2228-2233.
BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
FIGUEIREDO, A. C. Teatro na Terceira Idade: Costurando vidas em cena. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Federal do Pará, Belém, 2017.
FOUCAULT, M. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: WMF Editora Martins Fontes, 2010.
GUÉNOUN, D. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
MARQUES, L. J. O ensino de teatro para idosas na periferia de Santa Maria/RS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 295-306, 2020.
ROSA, A. L.; FALCÃO, D. V. da S.; GRAEFF, B.; CAMARGO, R. C. de; CHUBACI, R. Y. S. R. Teatro e pandemia da Covid-19: repercussões nas relações sociofamiliares de atores e atrizes idoso(a)s da USP 60+. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, n. 28, p. 647-667, 2020.
SANTOS, R. C. Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente. 2019. 168f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
SARAIVA, C. A. S. Projeto movimento teatral FEEVALE. Caderno de Resumos Salão de Extensão UFRGS/PROREXT, Porto Alegre, v. 14, 2013.
SILVA, R. P.; OLIVEIRA, L. C. S.; SOUSA, J. P. M. Maturidade (Em) Cena: arte e qualidade de vida na terceira idade. Raízes e Rumos, v. 9, n. 1, p. 51-70, 2021.
SIQUEIRA, C. L. O.; MARTINS, J. B. Envelhecimento Ativo em Questão-Reflexões a partir de uma Oficina de Teatro com Pessoas Idosas. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 3, p. 153-174, 2019.
SOARES, C. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, 2011, n. 17, p. 29-36, set. 2011.
SOUZA, M. M. de. Jogos Teatrais e Consciência Corporal na Vida Adulta Tardia:
Uma Motivação para que o idoso brinque e crie. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
VENÂNCIO, B. P. Breve dramaturgia da memória: oficina de teatro com idosos. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 291-300, 2008.
VENÂNCIO, B. P. Fotografia e memória de gestos cênicos: Estudo sobre velhice e linguagem teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 269-295, 2016.
VIEIRA, S. C. T.; GARCIA, K. R.; HENRIQUE, D. R.; KARNIKOWSKI, M. G. de O. A prática da dança-teatro na maturidade. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 21, n. 24, 2018, p. 6.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)