A voz no Treinamento Suzuki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0301

Palavras-chave:

Treinamento Suzuki, Tadashi Suzuki, Adriana Cavarero, Voz, Teatro Contemporâneo

Resumo

Este artigo trata a questão da voz no treinamento e no trabalho de direção de Tadashi Suzuki, estabelecendo relações entre fundamentos da prática do diretor japonês com o pensamento sobre a voz de Adriana Cavarero. O trabalho resultou da interação entre a experiência prática com o treinamento Suzuki e a reflexão baseada nos conceitos da filósofa, especialmente ao considerar o aspecto de unicidade e a natureza relacional e corpórea da voz. Observou-se como a voz no treinamento e nos espetáculos de Suzuki é compreendida em sua dimensão universal onde, ultrapassando as amarras da semântica, o elemento vocálico pode afetar e gerar a interação com o outro - performers e público.

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Biografia do Autor

Glauce Priscila Ribeiro de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - (UNESP)

Mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), bolsista CAPES.  Atriz, professora e pesquisadora, graduada em História.

Wânia Mara Agostini Storolli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - (UNESP)

Pós-Doutorado na Escola de Artes Dramática – Universidade de São Paulo (ECA-USP).  Doutorado e Mestrado em Processo de Criação Musical (ECA-USP). Graduado em Música (ECA-USP). Professora da área de corpo e voz dos cursos de Artes Cênicas e professora orientadora do Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (UNESP). NESP).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

CARVALHO, Glauce Priscila Ribeiro de; STOROLLI, Wânia Mara Agostini. A voz no Treinamento Suzuki. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20937. Acesso em: 22 dez. 2024.