Meredith Monk: a arte nas fronteiras das linguagens

Autores

  • Wânia Mara Agostini Storolli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017078

Resumo

Este artigo tem como tema a produção artística de Meredith Monk, que transcende as categorias tradicionais, concentrando-se especialmente em Juice – a theater-cantata in three installments de 1969. A partir de considerações sobre a estrutura e apresentação desta obra, o estudo observa os diversos aspectos que situam esta produção no contexto do surgimento de novas formas de manifestação artística nas últimas décadas do século XX, tais como a relativização das categorias, a atuação em espaços não convencionais, o uso da arquitetura como estrutura, a mixagem de linguagens e a proposta de novas formas de percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wânia Mara Agostini Storolli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas da UNESP, dedica-se à pesquisa da voz com um enfoque multidisciplinar, investigando as relações entre voz e performance. Graduada em Música pela ECA-USP, especializou-se na Alemanha na área de voz e movimento. É Mestre em Musicologia e Doutora em Processos de Criação Musical pela ECA-USP, onde também realizou o Pós-Doutorado. Em 2012 foi pesquisadora convidada do Departamento de Performance Studies da New York University. Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da integração da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e outras práticas corporais. Coordena o grupo L.I.V.E. - (Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentacão), junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras, fundamentadas na investigação dos recursos vocais.


http://lattes.cnpq.br/4595191742974023

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Meredith Monk: a arte nas fronteiras das linguagens. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 078–087, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017078. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017078. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos