A voz no Treinamento Suzuki
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0301Palavras-chave:
Treinamento Suzuki, Tadashi Suzuki, Adriana Cavarero, Voz, Teatro ContemporâneoResumo
Este artigo trata a questão da voz no treinamento e no trabalho de direção de Tadashi Suzuki, estabelecendo relações entre fundamentos da prática do diretor japonês com o pensamento sobre a voz de Adriana Cavarero. O trabalho resultou da interação entre a experiência prática com o treinamento Suzuki e a reflexão baseada nos conceitos da filósofa, especialmente ao considerar o aspecto de unicidade e a natureza relacional e corpórea da voz. Observou-se como a voz no treinamento e nos espetáculos de Suzuki é compreendida em sua dimensão universal onde, ultrapassando as amarras da semântica, o elemento vocálico pode afetar e gerar a interação com o outro - performers e público.
Downloads
Referências
AVANCINI, Atílio; HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko (Org.). Conceitos Estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERTOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BOGART, ANNE 1 video (43.28). Live Internacional: Fabiano Lodi conversa com Anne Bogart. Publicado pelo canal Leneus Produtora de Arte, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fheLpvUoKpg&t=1815s>. Acesso em: 29 out. 2020.
BÖHME, Gernot. Die Stimme im Leiblichen Raum. In: KOLESCH, Doris. PINTO, Vito. SCHRÖDL, Jenny (Hg.). Stimm-Welten: Philosophische, medientheoretische und ästhetische Perspektiven. Bielefeld: Transcript, 2009, p.23-32.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
KUSANO, Darci Yasuko. O que é Teatro Nô. São Paulo: Brasiliense,1984.
LODI, Fabiano. A prática do treinamento como atividade sagrada na SCOT: Tadashi Suzuki e o teatro como modo de vida. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p.34-48, 2015.
MONTEIRO, Juliana. Quando a Técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado) – ECA – Escola Comunicação e Arte - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SUZUKI, Tadashi. Culture is the Body: the Theatre Writings of Tadashi Suzuki. New York: TCG, 2015.
SUZUKI TADASHI / SUZUKI COMPANY OF TOGA. Japão. Disponível em: https://www.scot-suzukicompany.com/en/profile.php. Acesso em: 15 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)