Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0116

Palavras-chave:

Teatro, Processo de criação, Pedagogia teatral, Arte no contexto pandêmico

Resumo

A experiência da prática teatral teve que se deslocar para outros lugares e modos de operação, por conta do distanciamento social necessário ao contexto pandêmico. O artigo discorre sobre tentativas pedagógicas e artísticas realizadas no trabalho com turmas de graduação em universidade pública, apoiando-se em referências de áreas diversas e a partir da insistência em criar eventos ao vivo como objeto de estudo e relação com o público. Ao invés do enfoque analítico, o artigo escolheu aproximar-se de palavras e temas que vieram à sala de trabalho pela força das circunstâncias remotas, como forma de desenvolver uma primeira reflexão a respeito dos enfrentamentos e incertezas da criação teatral.

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Biografia do Autor

Lucienne Guedes Fahrer, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorado em Artes - Teatro, pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes – Teatro (USP). Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro (USP).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

FAHRER, Lucienne Guedes. Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–31, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20485. Acesso em: 22 dez. 2024.