“Encontros com Corpos que Fugiram”: ação performativa de acolhimento e refúgio
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0211Palavras-chave:
performance, encontro, refúgio, cidadeResumo
O artigo analisa a ação performativa “Encontros com Corpos que Fugiram”, realizada no Rio de Janeiro, com a participação de Ian, autor deste texto, e Mohammed El Jazouli, marroquino refugiado no Brasil. A performance consistiu no encontro entre ambos, um gesto de partilha entre corpos marcados por diferentes experiências de pertencimento e deslocamento. Por meio do relato dos processos de preparação e execução da performance, o artigo discute as implicações desse encontro. Aqui, a ação performativa é compreendida como a possibilidade de construir espaços de acolhimento ao outro, um lugar onde a confluência de múltiplas alteridades se torna, justamente, o motor da ação.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
DELEUZE, Gilles. A Ilha Deserta e Outros Textos. São Paulo: Iluminuras, 2004.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002
FABIÃO, Eleonora. “Programa Performativo: o corpo em experiência”. Revista Lume – núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais, São Paulo, Nº4, dez.2013. Acesso em: 13 fev. 2025.
GIL, José. Um Bom Encontro? In: Cristina Espírito Santo, Eleonora Fabião, Sonia Sobral (Org.) Encontro. São Paulo: Itaú Cultural, 2013.
MELIM, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)