Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019204Palabras clave:
Pedagogia do teatro, Ensino do teatro, Teatro performativo, Performatividade, Teatro-educaçãoResumen
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação. São Paulo:
Editora 34, 2002.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta. Revista do Depto. de Artes Cênicas da ECA-USP, n. 8/2008, 197-210. São Paulo: EDUSP, 2008.
FERNANDES, Silvia. Teatros Pós-Dramáticos. In: GUINSBURG, Jacó; FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 11-30.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2009.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de
aula. Porto Alegre: penso, 2017.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. O Pós-Dramático e a Pedagogia teatral. In: GUINSBURG, Jacó e FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 221-232.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2002.
SLADE, Peter. Child Drama. Londres: University of London Press, 1973.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VASSEN, Florian. Teatro ± pedagogia do teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. A[L]BERTO. Revista da SP Escola de Teatro, n. 7/2014, 11-20. São
Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.