Pedagogia em Performance: Uma abordagem do ensino do teatro na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019204Keywords:
Pedagogia do teatro, Ensino do teatro, Teatro performativo, Performatividade, Teatro-educaçãoAbstract
O presente artigo busca contextualizar, articulando teoria e prática no dia-a-dia da sala de aula, o que seria uma pedagogia em performance – um ensino do teatro que se afirma como prática contemporânea a partir do teatro performativo, e não esquece elementos de sua tradição. Aqui, a performatividade da criança é tomada como material poético para a construção teatral, e efetiva a experiência como prática de elaboração do conhecimento em arte. A pesquisa, realizada com 38 turmas de teatro do sexto ano do ensino básico entre 2012 e 2017, procura, através do relato de experiências, uma possível resposta para a pergunta: quais abordagens do ensino/aprendizagem do teatro são potentes hoje?
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a Educação. São Paulo:
Editora 34, 2002.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta. Revista do Depto. de Artes Cênicas da ECA-USP, n. 8/2008, 197-210. São Paulo: EDUSP, 2008.
FERNANDES, Silvia. Teatros Pós-Dramáticos. In: GUINSBURG, Jacó; FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 11-30.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2009.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de
aula. Porto Alegre: penso, 2017.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. O Pós-Dramático e a Pedagogia teatral. In: GUINSBURG, Jacó e FERNANDES, Silvia (Orgs.). O Pós-Dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 221-232.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Nova Iorque: Routledge, 2002.
SLADE, Peter. Child Drama. Londres: University of London Press, 1973.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VASSEN, Florian. Teatro ± pedagogia do teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. A[L]BERTO. Revista da SP Escola de Teatro, n. 7/2014, 11-20. São
Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.