A criação de estéticas e estratégias feministas na comédia contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0503

Palavras-chave:

comicidade, feminismo, teatro físico, atuação, dramaturgia

Resumo

Vanderléia Will, premiada atriz catarinense, da Cia. Pé de Vento Teatro, criadora da personagem cômica Dona Bilica e reconhecida internacionalmente por espetáculos de comédia física como o De Malas Prontas (2003) e o Desajustada (2021), concedeu entrevista à pesquisadora Brígida Miranda. Na conversa realizada em 23 de outubro de 2024, após a apresentação da peça Dona Bilica Naquele Tempo (2014), no CEART/UDESC, a atriz revelou dinâmicas de criação de dramaturgia, processos de construção de personagem, levantamento de histórias e "causos" nas comunidades antigas da Ilha de Santa Catarina e refletiu sobre a transformação de seus processos de criação teatral a partir do despertar da consciência feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Brígida de Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado em Teatro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Teatro pela La Trobe University (LTU), Austrália. Mestrado em Master of Arts pela University of Exeter (EU), Inglaterra. Graduação – Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Titular da área de Interpretação e Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (Doutorado e Mestrado) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membra do grupo de pesquisa Imagens Políticas.

Vanderléia Will, Cia Pé de Vento Teatro

Graduação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com o extinto Circo da Dona Bilica, do qual foi sócia fundadora, produziu o Festival Ri Catarina, A Escola de Palhaças e de Palhaços de Florianópolis. Co-realizou, juntamente com o Teatro de Anônimo (RJ), a equipe de produção das 8º. Edição do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, em Florianópolis. Pesquisadora de músicas, poesias, ditados populares e de histórias sobre a cultura popular de Florianópolis, é criadora da conhecida personagem Dona Bilica, figura carismática que eterniza o jeito de ser do nativo morador da cidade há mais de 33 anos. 

Publicado

18-12-2025

Como Citar

MIRANDA, Maria Brígida de; WILL, Vanderléia. A criação de estéticas e estratégias feministas na comédia contemporânea . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0503. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28090. Acesso em: 18 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>