A carne fria - performance, espaços públicos e ativismo político na cena contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0111Palavras-chave:
Artes da cena, Performance, Espaço UrbanoResumo
Este artigo tem como objeto as performances realizadas desde 2012 pelo grupo Anima Naturalis em frente à Catedral de Barcelona, Espanha. A performance consiste na apresentação de 20 ativistas embalados, etiquetados e sujos de sangue artificial em bandejas iguais as usadas para a venda de carne nos mercados. Ao escolher esta performance nossa preocupação recai nos discursos cênicos daí imanentes que operam no corpo e no espaço urbano, buscando novas dimensões políticas, éticas e estéticas. Visamos ainda entender como a arte contemporânea profana a antiga imagem do corpo idealizado pela arte, afirmando, neste caso, a literalidade do corpo humano, problematizando-o e evocando as ambiguidades constituintes de nossa percepção do mesmo, a nível de sua fisicalidade, imagem e representação através de processos de cenificação performática.
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