Dispositivos de autodefesa no trabalho performativo de Ana Flávia Cavalcanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0110

Palavras-chave:

performance, autodefesa, male gaze, Elsa Dorlin, Ana Flávia Cavalcanti

Resumo

Este artigo buscou aprofundar a noção de dispositivo de autodefesa a partir da análise do trabalho de Ana Flávia Cavalcanti na performance Pau no Rabo (2021). Partimos do suporte teórico de Elsa Dorlin sobre o tema da autodefesa e, a partir dos alicerces oferecidos pela performance de Cavalcanti, buscamos levantar questões acerca do conceito de male gaze elaborado por Laura Mulvey, além de investigar práticas performativas que buscam evidenciar a violência de gênero. O texto também procurou interpretar outras obras que abordam a representação da mulher no espaço público, como o caminhar e a ocupação das ruas, enquanto gestos que operam a noção de autodefesa, oferecendo uma dimensão sobre a insurreição de corpos que se sublevam.

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Biografia do Autor

Ines Bushatsky, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (IUSP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Graduação em Artes Cênicas pela USP.

Referências

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Referências audiovisuais

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PAU NO RABO. Ana Flávia Cavalcanti. Brasil. 2021 (5 min).

Publicado

2024-09-22

Como Citar

BUSHATSKY, Ines. Dispositivos de autodefesa no trabalho performativo de Ana Flávia Cavalcanti. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25635. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ações feministas/corpas decoloniais: cenários do sul