Dispositivos de autodefesa no trabalho performativo de Ana Flávia Cavalcanti
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0110Palavras-chave:
performance, autodefesa, male gaze, Elsa Dorlin, Ana Flávia CavalcantiResumo
Este artigo buscou aprofundar a noção de dispositivo de autodefesa a partir da análise do trabalho de Ana Flávia Cavalcanti na performance Pau no Rabo (2021). Partimos do suporte teórico de Elsa Dorlin sobre o tema da autodefesa e, a partir dos alicerces oferecidos pela performance de Cavalcanti, buscamos levantar questões acerca do conceito de male gaze elaborado por Laura Mulvey, além de investigar práticas performativas que buscam evidenciar a violência de gênero. O texto também procurou interpretar outras obras que abordam a representação da mulher no espaço público, como o caminhar e a ocupação das ruas, enquanto gestos que operam a noção de autodefesa, oferecendo uma dimensão sobre a insurreição de corpos que se sublevam.
Downloads
Referências
BUSHATSKY, Ines. Sobre a violência: mixtape e autodefesa no âmbito artístico-pedagógico. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2021.
BUTLER, Judith. Introdução. In DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantes. Catálogo da exposição, São Paulo: SESC, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Soulèvements: Dossier Documentaire, Paris: Jeu de Paume/Gallimard, 2016.
DORLIN, Elsa. Autodefesa: uma filosofia da violência. Trad. Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: Crocodilo/Ubu Editora, 2020.
JONES, Amelia. ‘Presença’ ‘In Absentia’: A Experiência da Performance como Documentação. Trad. Ana Ban. eRevista Performatus, Inhumas, ano 1, n. 6, set. 2013.
LAMY, Jonathan. D’autres images, s’il vous plaît ! Amérindianité et performativité dans le photographie. In. FÉRAL, Josette ; PERROT, Edwige (org.). Le reél à l’épreuve des technologies: Les arts de la scène et les arts médiatiques. Rennes : Presses Universitaires de Rennes/Québec: Presses de l’Université du Québec, 2013.
MENON, Jisha. Performance Interventions: Natality and Carceral Feminism in Contemporary India. In: COLBERT, Soyica Diggs; JONES JR., Douglas A.; VOGEL, Shane (org.). Race and Performance After Repetition. Durham/Londres: Duke University Press, 2020.
MULVEY, Laura. Visual and Other Pleasures. Palgrave: New York, 1989.
SOLNIT, Rebecca. Wanderlust: a history of walking. Penguin Books, 2001.
VELOSO, Verônica. Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano. Curitiba: Appris, 2021.
Referências audiovisuais
F FOR FAKE. Direção: Orson Welles, François Reichenbach, Gary Graver, Oja Kodar. Les Films de l'Astrophore. França/Irã/Alemanha Ocidental. 1973 (95 min).
PAU NO RABO. Ana Flávia Cavalcanti. Brasil. 2021 (5 min).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)