Experimentos didático-pedagógicos sobre a estética da domesticidade e a linguagem da câmera na web
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0114Palavras-chave:
Espaço cênico, Estética da domesticidade, Performance digital, Linguagem audiovisual, Práticas didático pedagógicasResumo
A partir de uma pesquisa prática realizada com alunos de disciplinas sobre cenografia na Universidade Federal de Minas Gerais, este artigo buscou levantar algumas reflexões sobre a adaptação e o deslocamento de determinadas práticas didático-pedagógicas ligadas ao campo da cenografia teatral para o campo da linguagem audiovisual no contexto da internet. Pretendeu-se compartilhar alguns breves exemplos de performances digitais realizadas pelos alunos, nas quais se buscou encontrar pontos de contato entre as diferentes espacialidades domésticas, para se levantar alguns questionamentos sobre a estética da domesticidade apropriada pela linguagem da câmera na internet.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasilense, 2003.
DIRETÓRIO dos grupos de pesquisa no Brasil. Barracão: Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Cenografia e outras práticas espaciais cênico-performáticas. 2014. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8430353857049429>. Acesso em: 30 out. 2019.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e a luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
PEDRON, Denise. A escrita de si e a criação da cena experiência - Domingo. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)