Estratégias e medidas de desempenho na gestão de empresas familiares: uma análise da aplicação do Balanced Scorecard
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747102042013173Palavras-chave:
planejamento, controle, Balanced Scorecard, empresas familiaresResumo
O presente trabalho apresenta uma análise a respeito da utilização do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão estratégica e de controle de desempenho em empresas familiares. Hoje, as empresas competem em ambientes complexos, por isso, é fundamental que exista uma perfeita compreensão de suas metas e dos métodos para alcançá-las. O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. O Balanced Scorecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, e do aprendizado e crescimento.
Downloads
Referências
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação. 8. ed. Rio e Janeiro: Campus, 1997.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia. 3. ed. Rio e Janeiro: Campus, 2000.
LUNKES, Rogério João. Manual de orçamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, Carlos Alberto; FILHO Cid Gonçalves; NETO, Mario Teixeira Reis. Estratégia empresarial: o desafio das organizações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FREZATTI, Fabio. Orçamento empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PARNELL, John; KROLL, Mark J.; WRIGHT, Peter. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Empresa familiar. São Paulo: Atlas, 1999.
BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Carolina Keil, Vitor Paulo Bogo, Marino Luiz Eyerkaufer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.