Percepção do ambiente externo e perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747102032013033Palavras-chave:
ambiente externo, perfil estratégico, estratégia corporativaResumo
Para que haja aderência às estratégias arrojadas de gestão empresarial, parte-se do pressuposto da necessidade de habilidades especificas do gestor para que a sua função seja exercida diante da otimalidade que os negócios no competitivo mercado demandam. O ambiente externo que compreende entre outros, a tecnologia, economia e a política de uma sociedade, em tese deveria ser pressuposto para a elaboração de estratégias gerenciais. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identificou a percepção do ambiente externo e o perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica empresarial. O estudo descritivo que por meio de uma revisão bibliográfica, também efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey nas empresas do perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC. Os dados revelam que considerável número de gestores possui formação superior na área especifica da gestão e ainda que a percepção que estes detêm do ambiente externo não faculta informações hábeis para o desenvolvimento de estratégias. Conclui-se que a percepção do ambiente externo do empresário de Ibirama/SC é ínfima diante de sua importância para o processo de elaboração da estratégia empresarial e ainda que o perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC predominantemente se caracteriza pela facilidade de comunicação, negociação, criatividade e inovação ensejando de forma geral a estratégia prospectora e analítica como modelo de gestão.
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