PLANEJAMENTO E CONTROLE: UMA SIMULAÇÃO PARA A ASSESSORIA CONTÁBIL ZUMM
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Com a evolução dos negócios a nível mundial, as empresas se desafiam cada vez mais para se manterem em um mercado fortemente competitivo e, como forma de saírem à frente de seus concorrentes, muitas empregam o planejamento estratégico para traçar suas metas e controlar o alcance dos objetivos. Independentemente do porte da empresa, é imprescindível que se estabeleça um guia para direcionar as ações e para que elas permaneçam em consonância com os objetivos futuros pretendidos. Deve-se traçar estratégias a serem adotadas para que ela se perpetue no mercado. Portanto, planejar e controlar são funções necessárias para todas as organizações que almejam o crescimento. Este trabalho visa proporcionar uma contextualização sobre o planejamento estratégico, seu impacto na gestão e tomada de decisão, e ainda apresentar o orçamento como ferramenta de controle dos planos. Um estudo de caso simulado apresenta a implantação de um planejamento e orçamento, onde se comprova a eficiência dessas ferramentas para a gestão.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ANSOFF, H. Igor; Estratégia empresarial. São Paulo: Makron Books, 1977.
DRUCKER, P. F. Administração lucrativa. 5. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MINTZBERG, Henry. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2004.
PEREIRA, M.F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.
STEINER, George A; MINER, John B. Política e estratégia administrativa. Rio de Janeiro: Interciência, 1981.