RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DO GESTOR E A PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO NA ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Autores

  • Marino Luiz Eyerkaufer Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Marines Lucia Boff Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Flávia De Souza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003032014038

Resumo

A discussão do artigo contempla o ambiente externo às empresas e a relação do perfil do gestor na percepção deste na elaboração da estratégia corporativa. O ambiente externo que compreende entre outros elementos: o consumidor, a tecnologia, a economia e a política de uma sociedade, em tese deveriam ser pressuposto para a elaboração da estratégia corporativa. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identifica a visão que os consumidores tem dos gestores no que diz respeito à relação da percepção do ambiente externo e o perfil estratégico na elaboração da estratégia corporativa nas empresas de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica corporativa bem como da satisfação dos consumidores. Trata-se de um estudo descritivo, que além da revisão bibliográfica, efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey com consumidores no perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC em julho de 2013. Estudo semelhante foi efetuado onde os sujeitos foram os gestores das empresas, por isso, alguns dados comparativos nos permitem visualizar que há concordâncias e discordâncias na visão de gestores e consumidores quanto aos aspectos relacionados com o tema em estudo. Conclui-se que as características do perfil dos gestores e a percepção do ambiente externo apontam para lacunas no processo de elaboração da estratégia corporativa que satisfaça plenamente o consumidor.

Biografia do Autor

Marino Luiz Eyerkaufer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC (2000). É especialista em Administração/Marketing pela mesma universidade (2004) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Está desenvolvendo o doutoramento no Programa de Engenharia da Produção da UFSC. É Professor e Diretor de Extensão da UDESC de Ibirama (SC). Tem experiência administrativa tendo atuado em cooperativa agropecuária e de consumo, empresa e instituição de ensino superior em cargos como gerência de setor, controladoria e direção. A experiência pedagógica inclui participação em Núcleo Docente Estruturante de Curso (NDE), coordenação de Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) além da manutenção de documentos e sistemas de informação do MEC/INEP/SINAES. Ministra aulas, cursos e palestras nas áreas de custos, gerencial, finanças, planejamento e orçamento bem como na área rural.

Marines Lucia Boff, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Ciências Contábeis

Flávia De Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

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Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Artigos