Relação entre o perfil do gestor e a percepção do ambiente externo na elaboração da estratégia corporativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419003032014038Palavras-chave:
ambiente externo, perfil estratégico, estratégia corporativaResumo
A discussão do artigo contempla o ambiente externo às empresas e a relação do perfil do gestor na percepção deste na elaboração da estratégia corporativa. O ambiente externo que compreende entre outros elementos: o consumidor, a tecnologia, a economia e a política de uma sociedade, em tese deveriam ser pressuposto para a elaboração da estratégia corporativa. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identifica a visão que os consumidores tem dos gestores no que diz respeito à relação da percepção do ambiente externo e o perfil estratégico na elaboração da estratégia corporativa nas empresas de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica corporativa bem como da satisfação dos consumidores. Trata-se de um estudo descritivo, que além da revisão bibliográfica, efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey com consumidores no perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC em julho de 2013. Estudo semelhante foi efetuado onde os sujeitos foram os gestores das empresas, por isso, alguns dados comparativos nos permitem visualizar que há concordâncias e discordâncias na visão de gestores e consumidores quanto aos aspectos relacionados com o tema em estudo. Conclui-se que as características do perfil dos gestores e a percepção do ambiente externo apontam para lacunas no processo de elaboração da estratégia corporativa que satisfaça plenamente o consumidor.
Downloads
Referências
BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2008.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendimento e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
BRESSAN, Flávio; TOLEDO,Geraldo Luciano; SUGAHARA, Cibele Roberta. Modelos mentais e as escolhas estratégicas de um empreendedor: tipologia de Miles e Snow sob a ótica do modelo de temperamentos de Keirsey e Bates. 2011. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/1078.pdf. Acesso em: 26/02/2013
DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Excelência na administração estratégica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DE OLIVEIRA, Gian Márcio Paiva; VIEIRA JUNIOR, Eufrásio; DE OLIVEIRA, Janyslandia Dias. O Perfil do empreendedor dos empresários do Brejo Paraibano. 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area7/7CFTDCBSPEX01.pdf. Aceso em:26/02/2013.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly,; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 28/01/2014.
LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Armau. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 212 p.
MOWEN, John C; MINOR, Michael. Comportamento do consumido. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
PEREIRA, Ana Maris. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
PETER, J. Paul; CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marino Luiz Eyerkaufer, Marines Lucia Boff, Flávia De Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.