Áreas Temáticas

Arquivamento

Fluxo Editorial

Foco e Escopo

Idiomas

Missão

Objetivos

Periodicidade

Política de Acesso Livre

Princípios Éticos

Processo de Avaliação pelos Pares

Verificação de Originalidade

 

Áreas Temáticas:

- Gerencial e de Controladoria;
- Financeira;
- Mercado Financeiro e de Capitais;
- Pública;
- Ensino em Contabilidade e Administração.

 

Arquivamento:

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a elas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
 

Fluxo Editorial:

 

Foco e Escopo:

A Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão foi fundada no ano de 2012, com o nome de Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí (REAVI), e é uma publicação oficial do departamento de Ciências Contábeis do Centro Educacional do Alto Vale do Itajaí (CEAVI), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob supervisão da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação do CEAVI. É direcionada a pesquisadores da comunidade científica de Ciências Contábeis, Administração e áreas afins.

 

Idiomas:

Serão aceitas colaborações escritas em português ou inglês.
Os artigos submetidos à avaliação duplo-cega e aceitos pela Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão serão publicados em língua portuguesa e inglesa.

 

Missão:

A Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão tem a missão de disseminar o conhecimento nas áreas de Ciências Contábeis e Administração por meio de pesquisas inéditas e com diferentes metodologias aplicadas nas respectivas áreas, sendo o autor responsável, exclusiva, legal e administrativamente, por essa condição, bem como por qualquer infração à Lei de Direitos Autorais.

 

Objetivos:

- Promover a publicação de estudos nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e áreas afins;
- Publicar conteúdo científico original e inédito com contribuições relevantes a área de Ciências Contábeis, Administração e áreas afins;
- Compreender a contribuição científica, cultural, social e econômica das pesquisas publicadas;
- Publicar artigos científicos que abordem práticas e teorias nas suas principais áreas, mas também da integração destas com outras áreas, incluindo a perspectiva interdisciplinar envolvendo as áreas de interesse, por meio de pesquisas empíricas, estudos de caso, pesquisas exploratórias, pesquisas aplicadas, entre outros;
- Fomentar o intercâmbio de informações e experiências entre instituições nacionais e/ou estrangeiras;
- Firmar compromisso com a observância das boas práticas da ética na submissão e gestão dos manuscritos.

 

Periodicidade:

A RBC&G possui publicação gratuita e semestral, sendo que as duas edições no ano são publicadas nos meses de junho e dezembro, respectivamente, salvo ocorram imprevistos.

 

Política de Acesso Livre:

A RBC&G oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona uma maior democratização mundial do conhecimento. Os autores mantêm os direitos autorais dos artigos e concedem à revista o direito de primeira publicação, de acordo com os critérios de licenciamento Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial. Estas licenças permitem que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.

 

Princípios Éticos:

- Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento ao escopo da revista.
- A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
- As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
- O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.
- Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor.
- Os pareceres devem justificar a decisão do avaliador e contribuir, sempre que possível, para a melhora do trabalho avaliado.
- A indicação de autoria em um artigo científico se deve apenas àqueles que: a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados); b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo; c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.
- O(s) autor(es) deve(m) declarar existência de conflito de interesses quando for o caso.

 

Processo de Avaliação pelos Pares:

Os artigos enviados para avaliação devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Os artigos devem estar em acordo com os objetivos propostos pela Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão. Os artigos submetidos passarão por processo de revisão de admissão (desk review) e, se aceitos, serão encaminhados para 2 (dois) avaliadores independentes, podendo ser 1 (um) membro do Comitê Editorial Científico e 1 (um) revisor ad hoc, ou para 2 (dois) revisores ad hoc, no prazo máximo de 10 (dez) dias após a aprovação na desk review.  O avaliador deverá indicar se aceita ou não o trabalho de revisão do texto no prazo máximo de 15 (quinze) dias após o convite da etapa anterior. O avaliador deverá realizar a revisão do texto no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o convite para avaliação. De posse dos pareceres dos avaliadores, o editor-chefe ou editor associado da área temática, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o recebimento de todas as avaliações, consolidará e realizará uma análise prévia dos pareceres emitidos, de forma a garantir uma relação harmoniosa entre revisores e autores. O editor deverá garantir um prazo de até 30 (trinta) dias para que os autores realizem os ajustes solicitados pelos revisores e/ou justificar o não atendimento de solicitações realizadas. O editor-chefe têm a responsabilidade exclusiva pela aprovação definitiva do artigo.

 

Verificação de Originalidade:

Este periódico é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes. Ao depositar todo o nosso conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, permitimos que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente.