Espaços expositivos na formação inicial de professorres na Universidade de Minho, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0002Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação em Museus, Serviços pedagógicos, Espaços de Exposição, Arte ContemporâneaResumo
Esta investigação resulta de uma estadia de investigação financiada pela Universidad de Castilla-La Mancha, por un docente espanhol em colaboração com una docente portuguesa da Universidade do Minho, e propõe dois objetivos consecutivos: em primeiro lugar, promover a reflexão entre os profissionais dos serviços pedagógicos dos espaços expositivos de Arte Contemporânea sobre as actividades que desenvolvem com as escolas da área de influência da Universidade do Minho, Portugal. Em segundo lugar, o objetivo de desenvolver aspectos transformadores destas realidades, a partir das observações dos profissionais que as desenvolvem através da colaboração com a universidade na área da educação artística na formação inicial de professores. Como metodologia, se sigue a Investigação Participante de Base Comunitária (PRCB), que envolve os participantes numa análise crítica do seu meio, no âmbito do projeto “Educação Artística: Escola e Museu”, que analisa a percepção que os serviços de mediação pedagógica o cultural têm sobre a atuação inicial de educadores e professores. Os resultados permitem-nos refletir aspectos positivos ou forças, bem como aspetos que necessitam de ser melhorados ou fragilidades nesses ambientes. Como conclusão, apresentamos chaves de análise desta realidade para estabelecer caminhos de colaboração entre escolas e a universidade.
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