Espaços expositivos na formação inicial de professorres na Universidade de Minho, Portugal
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0002Mots-clés :
Formação de Professores, Educação em Museus, Serviços pedagógicos, Espaços de Exposição, Arte ContemporâneaRésumé
Esta investigação resulta de uma estadia de investigação financiada pela Universidad de Castilla-La Mancha, por un docente espanhol em colaboração com una docente portuguesa da Universidade do Minho, e propõe dois objetivos consecutivos: em primeiro lugar, promover a reflexão entre os profissionais dos serviços pedagógicos dos espaços expositivos de Arte Contemporânea sobre as actividades que desenvolvem com as escolas da área de influência da Universidade do Minho, Portugal. Em segundo lugar, o objetivo de desenvolver aspectos transformadores destas realidades, a partir das observações dos profissionais que as desenvolvem através da colaboração com a universidade na área da educação artística na formação inicial de professores. Como metodologia, se sigue a Investigação Participante de Base Comunitária (PRCB), que envolve os participantes numa análise crítica do seu meio, no âmbito do projeto “Educação Artística: Escola e Museu”, que analisa a percepção que os serviços de mediação pedagógica o cultural têm sobre a atuação inicial de educadores e professores. Os resultados permitem-nos refletir aspectos positivos ou forças, bem como aspetos que necessitam de ser melhorados ou fragilidades nesses ambientes. Como conclusão, apresentamos chaves de análise desta realidade para estabelecer caminhos de colaboração entre escolas e a universidade.
Téléchargements
Références
CALAF, R., SUAREZ, M.A.; GUTÍERREZ, U. La evaluación de la acción cultural en museos. Gijón, Asturias: Trea, 2014.
CASTLEDEN, H.; GARVIN, T.; FIRST NATION, H. Modifying Photovoice for community-based participatory Indigenous research. Social Science & Medicine, 66, p.1393-1405, 2008.
GUERREIRO, A. As controversias em torno da Arte Contemporâea. texto 2. O sublime ou o da Arte. Em Refelexões sobre arte e estética contemporânea, Porta 33, 2013. Disponível em : https://porta33.com/porta33_madeira/eventos/content_eventos/reflexoes_arte_esteticas_contemporaneas/reflexoes-texto-antonio-guerreiro.html
FALK, J. H., DIERKING, L. D. Learning from Museums: Visitor Experiences and the Making of Meaning. Lanham, MD: AltaMira Press, 2000.
HEIN, G. E. Learning in the Museum. London: Routledge, 1998.
ISRAEL, M. A Year In The Art World. London: Thames & Hudson, 2020.
MINISTÉRIO da Educação de Portugal. Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário. 2018.
MICHAUD, Y. A Grande Arte nas suas Zonas Estéticas Protegidas. Revista Electra, Fundação EDP, Edição 14, 2021. Disponível em: https://electramagazine.fundacaoedp.pt/editions/edicao-14/grande-arte-nas-suas-zonas-esteticas-protegidas
MINKLER, M.; WALLERSTEIN, N. Community-based participatory research for health. San Francisco: John Wiley, 2003.
MULLER, C. Educação em museos: a interação como experiência. RIDPHE R: Revista Ibieroamericana do Patrimonio Histórico-Educativos. v.1, n1, p. 83-95, 2015.
SILVERMAN, L. H. The Social Work of Museums. London: Routledge, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sandra Palhares, Rafael Sumozas 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade