O ENSINO DE ARTE E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ): A ARTE SEQUENCIAL E O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607142015027Parole chiave:
arte sequencial , desenvolvimento grafico , desenho , ensino de artes visuaisAbstract
As histórias em quadrinhos – HQ são muito mais do que uma mídia relacionada ao entretenimento; tornaram-se, ao longo dos anos, uma importante ferramenta pedagógica. Este artigo apresenta um breve contexto histórico da origem das histórias em quadrinhos e estabelece relações dessa arte sequencial com o ensino de Artes Visuais. Defende a ideia de que a análise gráfica de diferentes gêneros de histórias em quadrinhos pode contribuir para a compreensão do processo, a produção de HQ em sala de aula e para o estímulo do desenvolvimento gráfico infantil, na fase do pensamento simbólico. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma escola pública municipal de ensino básico da cidade do Rio Grande / RS e apresenta resultados que apontam para a importância da utilização das HQ nos processos criativos associados ao desenho e à escrita; na promoção do interesse dos estudantes pela disciplina de artes; e no desenvolvimento gráfico.Downloads
Riferimenti bibliografici
CASTELL, Cleusa Peralta. Pela linha do tempo do desenho infantil: um caminho trans estético para o currículo integrado. Rio Grande: FURG, 2012.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil.
ed. Porto Alegre: Zouk, 2010a.
DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010b.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunis- ta. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GOIDANICH, Hiron Cardoso. Enciclopédia dos quadrinhos. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2010. RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo; RAMA, Angela; VILELA, Túlio; BARBOSA, Ale- xandre (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
ABISMO INFINITO (2010) Will Eisner – Profissão Cartunista. Disponível em: http:// abismoinfinito.wordpress.com/2010/02/10/will-eisner-profissao-cartunista/. Acesso em: 18 de março de 2014.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL NAÇÃO HQ (2006) As Aventuras de Nhô-Quim ou Impres- sões de uma Viagem à Corte. Disponível em: http://nacao.net/2006/01/30/as-a- ventura-de-nho-quim-ou-impressoes-de-uma-viagem-a-corte/. Acesso em: 29 de março de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação. Artes Visuais Resolução-CNE/CES nº1, de 16 janeiro de 2009. Disponível em: http:// portal. mec. gov. br/ index.php? option= com_ content&id=12991: diretrizes- curriculares- cursos-de-graduacao. Acesso em: 17 de agosto de 2014.
CALLARI, Alexandre (2011) O Comics Code Authority. Disponível em: http:// pipoca- enanquim.com.br/sem-categoria/o-comics-code-authority/. Acesso em: 29 de mar- ço de 2015.
CLETO, Pedro (2013) Richard F. Outcault nasceu há 150 anos. Disponível em: http:// asleiturasdopedro.blogspot.com.br/2013/01/richard-f-outcault-nasceu-ha-150-a- nos.html. Acesso em: 12 de abril de 2014.
FONSECA, Rafa (2010) Narrativa Gráfica com Will Weisner. Disponível em: http:// desenhandopercursosurbanos.blogspot.com.br/2010/06/narrativa-grafica-com-will
-eisner.html. Acesso em: 14 de agosto de 2014.
GUIA DOS QUADRINHOS (2013) Plataforma HQ nº 1. Disponível em: http://www. guiadosquadrinhos.com/edicao/plataforma-hq-n-1/pl184100/108832. Acesso em: 25 de agosto de 2014.
MARVEL’S ‘NUFF SAID (2011). Disponível em: http:// tapvd. home. xs4all. nl/SWW_ Marvel_v01.html. Acesso em: 14 de agosto de 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Luciano Soares Lima, José Antonio Vieira Flores, Cláudio Tarouco de Azevedo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade