O ENSINO DE ARTE E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ): A ARTE SEQUENCIAL E O DESENVOLVIMENTO GRÁFICO
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234607142015027Mots-clés :
arte sequencial , desenvolvimento grafico , desenho , ensino de artes visuaisRésumé
As histórias em quadrinhos – HQ são muito mais do que uma mídia relacionada ao entretenimento; tornaram-se, ao longo dos anos, uma importante ferramenta pedagógica. Este artigo apresenta um breve contexto histórico da origem das histórias em quadrinhos e estabelece relações dessa arte sequencial com o ensino de Artes Visuais. Defende a ideia de que a análise gráfica de diferentes gêneros de histórias em quadrinhos pode contribuir para a compreensão do processo, a produção de HQ em sala de aula e para o estímulo do desenvolvimento gráfico infantil, na fase do pensamento simbólico. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma escola pública municipal de ensino básico da cidade do Rio Grande / RS e apresenta resultados que apontam para a importância da utilização das HQ nos processos criativos associados ao desenho e à escrita; na promoção do interesse dos estudantes pela disciplina de artes; e no desenvolvimento gráfico.Téléchargements
Références
CASTELL, Cleusa Peralta. Pela linha do tempo do desenho infantil: um caminho trans estético para o currículo integrado. Rio Grande: FURG, 2012.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil.
ed. Porto Alegre: Zouk, 2010a.
DERDYK, Edith (Org.). Disegno. Desenho. Desígnio. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010b.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunis- ta. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GOIDANICH, Hiron Cardoso. Enciclopédia dos quadrinhos. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2011. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2010. RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo; RAMA, Angela; VILELA, Túlio; BARBOSA, Ale- xandre (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
ABISMO INFINITO (2010) Will Eisner – Profissão Cartunista. Disponível em: http:// abismoinfinito.wordpress.com/2010/02/10/will-eisner-profissao-cartunista/. Acesso em: 18 de março de 2014.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL NAÇÃO HQ (2006) As Aventuras de Nhô-Quim ou Impres- sões de uma Viagem à Corte. Disponível em: http://nacao.net/2006/01/30/as-a- ventura-de-nho-quim-ou-impressoes-de-uma-viagem-a-corte/. Acesso em: 29 de março de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação. Artes Visuais Resolução-CNE/CES nº1, de 16 janeiro de 2009. Disponível em: http:// portal. mec. gov. br/ index.php? option= com_ content&id=12991: diretrizes- curriculares- cursos-de-graduacao. Acesso em: 17 de agosto de 2014.
CALLARI, Alexandre (2011) O Comics Code Authority. Disponível em: http:// pipoca- enanquim.com.br/sem-categoria/o-comics-code-authority/. Acesso em: 29 de mar- ço de 2015.
CLETO, Pedro (2013) Richard F. Outcault nasceu há 150 anos. Disponível em: http:// asleiturasdopedro.blogspot.com.br/2013/01/richard-f-outcault-nasceu-ha-150-a- nos.html. Acesso em: 12 de abril de 2014.
FONSECA, Rafa (2010) Narrativa Gráfica com Will Weisner. Disponível em: http:// desenhandopercursosurbanos.blogspot.com.br/2010/06/narrativa-grafica-com-will
-eisner.html. Acesso em: 14 de agosto de 2014.
GUIA DOS QUADRINHOS (2013) Plataforma HQ nº 1. Disponível em: http://www. guiadosquadrinhos.com/edicao/plataforma-hq-n-1/pl184100/108832. Acesso em: 25 de agosto de 2014.
MARVEL’S ‘NUFF SAID (2011). Disponível em: http:// tapvd. home. xs4all. nl/SWW_ Marvel_v01.html. Acesso em: 14 de agosto de 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciano Soares Lima, José Antonio Vieira Flores, Cláudio Tarouco de Azevedo 2015
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade