Trajetos têxteis:

possibilidades de percursos criativos no contexto feminino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021199

Parole chiave:

técnicas têxteis, feminismo, trajetórias, modernidade, contemporaneidade

Abstract

Revisitando os valores modernos que se referem ao papel do artista e suas ações, o artigo propõe analisar as dificuldades experienciadas pelas mulheres em relação ao acesso do espaço público e ao gesto de compor trajetórias através dele; considerando produções feministas como as de Linda Nochlin, Griselda Pollock e Alice Walker. A partir desta reflexão, sugere-se que os meios têxteis puderam proporcionar, durante a modernidade e até o tempo presente, um meio de percurso criativo que reconhece a si e ao ambiente doméstico como paisagem a ser apropriada e construída. Busca-se também apresentar as artistas contemporâneas Marissa Noana, Clara Nogueira e os Coletivos Avesso e Linhas, e suas trabalhos que visam tensionar estas dinâmicas de impedimento, levando a produção têxtil para a esfera pública, envolvida no contexto da arte urbana, das redes sociais e da videoarte. 

Assim, o artigo em traça um percurso iniciado pelos construtos da feminilidade e as limitações que implica sobre a ideia de trajeto; passando pela concepção de modos alternativos de deslocamento que habitam a esfera do íntimo e do doméstico e que, ainda assim, fornecem um conteúdo criativo importante para a história da arte feminina; e, por fim, demonstrando como a arte contemporânea produzida por mulheres tem encarnado esta carga histórica a ser reinterpretada, usufruindo das  novas posições conquistadas para criar possíveis trajetórias têxteis. 

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marina de Aguiar Casali Dias, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestranda em Artes, Cultura e Lingagens pelo IAD/UFJF na linha Arte, Moda: História e Cultura com orientação da Profª Drª Rosane Preciosa.

 

Riferimenti bibliografici

BLANCA, Rosa. EL BORDADO EN LO COTIDIANO Y EN EL ARTE

CONTEMPORÁNEO: ¿PRÁCTICA EMERGENTE O TRADICIONAL? Revista

Feminismos, Salvador, v. 2, n. 3, p.19-31, set. 2014.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência*. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. /, n. 19, p.20-28, 2002. Disponível em: http://www.anped.org.br/site/rbe/rbe. Acesso em: 25 out. 2019.

BRYAN-WILSON, Julia. Fray: art and textile politics. Chicago: The University Of Chicago Press, 2017. 326 p.

CELENTANI, Francesca Gargallo. Feminismos desde Abya Yala. Ideas y proposicio nes de las mujeres de 607 pueblos en nuestra América. Ciudad de México: Corte y Confección, 2014. Disponível em: http://francescagargallo.wordpress.com/. Acesso em: 25 out. 2019.

DIAS, Rosa. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LIMA, Diane. O MELHOR DA VIAGEM É A DEMORA. 2019. Disponível em: https://valongo.com/. Acesso em: 28 out. 2019.

NOCHLIN, Linda. Why Have There Been No Great Women Artists? Tradução de

Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora / Publication Studio SP, 2016.

PARKER, Rozsika. The Subversive Stitch: Embroidery and the making of the

feminine. Londres/nova Iorque: I.b. Tauris & Co. Ltd, 1984.

PAULS, Melanie Anne. Piecing together creativity:: feminist aesthetics andthe crafting of quilt. 2014. 216 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arts, Department Of Women's And Gender Studies, College Of Liberal Arts And Sciences, Chicago, 2014.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: feminism, femininity and the histories of art. Londres/ Nova Iorque: Routledge, 1988.

WALKER, Alice. Em busca dos jardins de nossas mães. Harcourt, 1972. Tradução de Letícia Cobra Lima.

Pubblicato

2021-01-01

Come citare

DIAS, Marina de Aguiar Casali. Trajetos têxteis:: possibilidades de percursos criativos no contexto feminino. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 199–211, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021199. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16423. Acesso em: 22 nov. 2024.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i