Educação Estética: [entre] paisagens artísticas e pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019085Parole chiave:
artes visuais, educação estética, filosofia, paisagensAbstract
O texto apresenta paisagens artísticas e pedagógicas que refletem sobre educação estética, desdobradas em experiências e movimentos cartográficos presentes nos trabalhos do Grupo de Pesquisa (GP) [Entre] Paisagens, CNPq/UDESC. Este se constitui de duas Linhas de Pesquisa, sendo que a primeira investiga o processo de criação em Arte, e a segunda o processo de criação em Arte e Educação, propondo reconfigurar outras paisagens nas formações de artes visuais, tanto em licenciatura quanto em bacharelado. A finalidade do grupo é promover articulações entre formação docente e formação poética de modo a evidenciar seu aspecto relacional. Assim, o artigo apresenta algumas dessas paisagens desenhadas pelos projetos ancorados no GP, em que cada pesquisador investiga diferentes concepções e eixos teóricos que se entrecruzam com a filosofia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Tradução: Marcos Marcionilo. São Pau-lo: Martins, 2007. (Coleção Todas as Artes).
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4. ed. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2003.
______________. Crítica e clínica. 2ª ed.Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2011.
________; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia – vol. 1. Tradução: Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FONSECA, Tania Mara Galli; COSTA, Luis Artur. As durações do devir: como construir objetos-problema com a cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TE-DESCO, Silvia (orgs.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.
LAMPERT, Jociele; GOULART, Tharciana; FACCO, Marta. A pesquisa em arte na arte educação: reflexões sobre “inventações” no ateliê de pintura. In: Anais do 26º Encon-tro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Campinas, São Paulo, 2017.
LINS, Daniel. Estética como acontecimento: o corpo sem órgãos. São Paulo: Lumme Editor, 2012.
MADERUELO, Javier. Paisaje: un término artístico. In: BULHÕES, Maria Amélia; KERN, Maria Lúcia B. Paisagem: desdobramentos e perspectivas contemporâneas. Editora UFRGS, 2010.
PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Arte, Porto Alegre, n. 21, vol. 1, jul./nov. 2004. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27885/16492>. Acesso em: 17 maio 2016.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subje-tividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a for-mação do professor. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRI-TES, Blanca; TESLER, Elida (orgs.). O meio como ponto zero: metodologia de pesqui-sa em Artes Plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. pp.123-140.
WOSNIAK, F.; LAMPERT, Jociele. Sobre o ensino/aprendizagem em Artes Visuais ou arte como experiência. In: Seminário comemorativo do centenário do livro Demo-cracia e Educação, 2016, São Paulo. Seminário comemorativo do centenário do livro Democracia e Educação: a Filosofia da Educação de John Dewey em debate. Paraná: Londrina, 2016, vol. 1, pp. 39-54. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/cente-nariode/>. ISBN978-85-7846-365-6. Acesso em: 08 maio 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade