Reflexões sobre o pensamento pictórico no estudo da interação das cores baseado em Wassily Kandinsky
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023012Palavras-chave:
Ensino das artes visuais, Pensamento pictórico, Interação da cor, Aula AteliêResumo
Esta pesquisa investiga as práticas docentes para o ensino da interação da cor desenvolvida pelo projeto de pesquisa intitulado O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para a realização desta, o objetivo geral foi de investigar como propostas de aula ateliê sobre a interação das cores a partir de Kandinsky podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento pictórico na pintura, dividido em três objetivos específicos: (1) Analisar a teoria das cores em Kandinsky, (2) Apresentar a abordagem utilizada na regência ministrada na disciplina de Introdução a Linguagem Pictórica (3) análise dos dados coletados da regência. Como metodologia utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa envolvendo a análise de fontes documentais primárias de uma regência ministrada com os alunos de graduação em artes visuais e de revisão bibliográfica sobre o tema investigado. Obteve-se 3 tipos de resultados diferentes considerando o processo pictórico dos alunos na execução dos desafios que ocorreram das seguintes maneiras: pintando primeiro o filtro e depois as formas; ou as formas e em seguida uma camada de tinta para representar o filtro; ou a interação das cores nas formas sem representar o filtro, com isto identificamos como a partir de um mesmo desafio os alunos encontraram caminhos diferentes para a solução deste, alguns evidenciando a forma, outros a interação da cor.
Downloads
Referências
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
ALBERS, Josef. UNTITLED. Manuscrito. Albers Foundation. Bethany, sem data, 8 f. Box 84, folder 28.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARROS, Lilian Reid Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe / Lilian Miller Barros. - São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2006.
BOTELHO, Manuel. Ateliê e Tutorias: Reflexões sobre o ensino de arte. Lisboa editora Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa (FBAUL), 2021.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. tradução de Renata Bottini. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
KANDINSY, Wassily. Curso da Bauhaus. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KANDINSKY, Wassilly, 1866-1944. Do espiritual na arte e na pintura em particular. Tradução Álvaro Cabral. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Revista Porto Arte, v. 23, p. 143-149, 2018.
SILVA, T. G. ; LAMPERT, Jociele . Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. Matéria-Prima, v. 5, p. 88-95, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lisy Li Pires Fuhrmann, Raony Robson Ruiz, Jociele Lampert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade