Projeto armazém – um jogo relacional
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615372023e0009Palabras clave:
Projeto Armazém, múltiplo de artista, publicação de artista, jogo relacionalResumen
O presente artigo propõe trazer reflexões sobre o Projeto Armazém, suas relações históricas, conceituais e artísticas. Traz o múltiplo de artista e a publicação de artista como elemento motriz para realização do projeto em suas diferentes articulações e efetivações ao longo de mais de 10 anos de realização. A compreensão coletiva, de um projeto que se torna corpo vivo, entre artistas de distintas gerações, entre os espectadores, entre a quebra de hierarquia instaurada no campo artístico, tudo isso ligado a multiplicidade da obra de arte faz deste projeto um jogo relacional, vivo e pulsante na história da arte catarinense e com sua inserção no circuito artístico nacional.
Descargas
Citas
BASBAUM, Ricardo. Manual do Artista-Etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ.[online]. 2002, n.19, p. 20-28. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.
COHEN, Ana Paula. Entre o Museu e a Biblitoteca. In: Aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira. Curador: Guy Brettt. Textos de Frederico Morais e Ana Paula Cohen. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
COSTA, Luiz Cláudio da. O artista an-arquivista: os dispositivos de coleção na arte contemporânea. Revista Porto Alegre: Porto Alegre, v.18, n. 30, 2011.
CRISPE, Juliana; GOUDEL, Francine. Projeto Armazém. Editora Caseira: Florianópolis, 2019.
DANTO, Arthur. O Mundo como Armazém: Fluxus e Filosofia. In: O que é Fluxus? O que não é! O porquê. What’s Fluxus? What’s Not! Why. Org: HENDRICKS, Jon. Brasília e Rio de Janeiro / Detroit: Centro Cultural do Banco do Brasil/ The Gilbert an Lila Silverman Collection Foundation, 2002.
MELIM, Regina. Espaço portátil: exposição-publicação. ARS (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.7, pp.78-83. ISSN 1678-5320. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202006000100007.
PEREIRA, Juliana Cristina. Cartografias Afetivas: proposições do professor-artista-cartógrafo-etc. Ra’e Ga, Curitiba, v. 30, p. 106-130, 2014.
ROCHA, Michel Zózimo da. Estratégias expansivas: publicações de artistas e seus espaços moventes. Porto Alegre: M. Z. da Rocha, 2011.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Ed. da UFRGS, 2014.
VICUÑA, Cecilia. Saborami. Bilingual Edition. Beau Geste Press: England, 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Franciele Favero, Francine Regis Goudel, Juliana Crispe
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade