Memória e imagem nas obras de Juliana Crispe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234610212018076

Palavras-chave:

Juliana Crispe, memória, arquivo, conhecimento por montagem, imagem real

Resumo

O presente artigo apresenta o processo de criação da artista visual Juliana Crispe (Florianópolis, 1982). As proposições de Juliana apontam direções a serem pensadas com principal base no conceito de memória, e em como as lembranças de sua vida possibilitam o subsidio criador de seus objetos artísticos. O texto apresenta um caráter biográfico, da relação vivida entre autora e artista, e por vezes insinua um tom pessoalizado e afetivo. A maneira de escrita adotada é proposital, pois apresenta um dos fatores disparadores para entrada da obra de Juliana: torna-se parte constitutiva do processo artístico. O fio condutor do artigo é a história de Ireneo Funes, personagem criado por Borges, figura adequada para tecer as analogias e convergências de duas fabulações de memória. Algumas postulações de autores como Henri Bergson, Jacques Derrida e Didi-Huberman, possibilitam ampliar os conceitos abordados e entrar no mundo de ressignificação da artista, oportunizando uma reflexão sobre como as obras surgem e passam a transmitir, de forma poética, toda sua heterogeneidade e anacronismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Regis Goudel, Lugar Específico

Doutoranda em Artes Visuais na linha de Pesquisa Teoria e História das Artes Visuais pelo PPGAV do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, mestre em Estudos Avançados em História da Arte pela Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona - UB, Espanha, pós-graduada em Gestão Cultural pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Nacional de Córdoba - UNC, Argentina e graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC. Atualmente dirige a Lugar Específico, uma plataforma especializada em serviços para Artistas Visuais e Circuito de Arte Contemporânea, é Coordenadora da Agenda Cultural e Programa de Residência Artística do Espaço Cultural Armazém - Coletivo Elza, em Florianópolis, Santa Catarina e Diretora Executiva do PRAC#3 - Programa de Residência Artística da Casinha#3, em São Paulo, capital.

Referências

BERGSON, H. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BORGES, J. L. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo:Companhia das Letras, 2007.

BOURGEOIS, L. Destruição do pai / Reconstrução do pai: escritos e entrevis-tas (1923-1997). Tradução de Álvaro Machado, Luiz Roberto Mendes Campos. São Paulo: Cosac Naify, 2000.

DERRIDA, J. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: RELUME-Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

_________________. Diante da imagem: questão colocado aos fins de uma história da arte. São Paulo: Ed. 34, 2013.

_________________. Quando as imagens tocam o real. Tradução Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. Revista Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. V. 2. N. 4. Nov. 2012. Disponível em <http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/60> Acesso em 16 dez. 2016.

PEREIRA, J. C. Entre ficção e realidade: memórias da artista-personagem. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2011.

ROMERO, P. Un conocimiento por el montaje. Entrevista com Georges Didi--Huberman. Revista Minerva nº5, Madrid: 2007. Disponível online em <http://www.circulobellasartes.com/revistaminerva/articulo.php?id=141> Acesso em 16 dez. 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

GOUDEL, Francine Regis. Memória e imagem nas obras de Juliana Crispe. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 76–89, 2018. DOI: 10.5965/2175234610212018076. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)