Professores de música em movimentos de (auto)formação: pensando a formação "entre nós”
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0204Parole chiave:
educação musical, formação docente em música, (auto)formação, grupoAbstract
A formação de professores e professoras de música tem sido objeto de pesquisas significativas na Educação Musical, impulsionando o aprofundamento teórico e a problematização de especificidades que interligam a(s) música(s) e a(s) educação(ões). Esta investigação destaca a importância de compreender a formação docente musical considerando a prática profissional, com foco na formação continuada. Com base em caminhos teóricos articulados à pesquisa em andamento (Schneider, 2023), este artigo propõe uma reflexão sobre a formação continuada de professores(as) de música, sob a perspectiva da (auto)formação e do grupo como dispositivo de formação. O objetivo é (re)pensar a formação continuada de professores de música em docência, destacando as potencialidades de uma formação "entre nós" - o eu, o outro e a profissão. Nessa abordagem, a formação "entre nós" é permeada por experiências (auto)formativas e movimentos grupais, que constituem tempos e espaços de reflexão e (re)construção da profissão. Assim, a formação "entre nós" se entrelaça com a universidade, a escola e os docentes, refletindo a complexa teia que envolve a prática profissional e à docência em música.
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