Leda Maffioletti: conhecimentos e significados de uma professora de música formadora de pedagogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0113

Palavras-chave:

Pedagogia, apreciação musical, narrativas, conhecimento profissional, educação vocal, professores - formação

Resumo

O objetivo deste artigo é apreender e desvendar os significados atribuídos pela professora Leda Maffioletti às atividades de canto e apreciação desenvolvidas na disciplina de educação musical no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mais especificamente as orientações didáticas musicais dessas atividades no que concerne à articulação dos seus conhecimentos práticos e teóricos para a elaboração de suas aulas e dos planos de aulas de suas estudantes. Esta investigação situa-se no campo da pesquisa (auto)biográfica e do método biográfico, a qual se fundamenta em autoras da abordagem (auto)biográfica e educação musical que abordam questões sobre o(s) conhecimento(s) e experiências de professoras. Reconhece-se que as narrativas de experiências vividas por Leda Maffioletti contribuem para a produção de conhecimento e para o fortalecimento da área de educação e dos campos da educação musical e de pesquisas (auto)biográficas, na discussão sobre formação profissional e humana de pedagogas.

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Biografia do Autor

Silani Pedrollo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora de música na Educação Infantil e doutoranda em Música – Educação Musical (PPGMUS/UDESC) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), Código de Financiamento 001. Licenciada e mestra em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Integrante do grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (ForMusi/UDESC/CNPq). 

Leda de Albuquerque Maffioletti, Federal University of Rio Grande do Sul

Licenciada em Música, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como orientadora dos estágios de Docência em Educação Infantil e professora de Educação Musical no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS. Dedica-se à pesquisa nas áreas de Educação Infantil e Formação de Professores. Atualmente é uma das coordenadoras do GT da ABEM Pesquisa (auto)biográfica e Educação Musical. 

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

PEDROLLO, Silani; MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Leda Maffioletti: conhecimentos e significados de uma professora de música formadora de pedagogas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0113, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22756. Acesso em: 28 abr. 2024.