Professores de música em movimentos de (auto)formação: pensando a formação "entre nós”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0204

Palavras-chave:

educação musical, formação docente em música, (auto)formação, grupo

Resumo

A formação de professores e professoras de música tem sido objeto de pesquisas significativas na Educação Musical, impulsionando o aprofundamento teórico e a problematização de especificidades que interligam a(s) música(s) e a(s) educação(ões). Esta investigação destaca a importância de compreender a formação docente musical considerando a prática profissional, com foco na formação continuada. Com base em caminhos teóricos articulados à pesquisa em andamento (Schneider, 2023), este artigo propõe uma reflexão sobre a formação continuada de professores(as) de música, sob a perspectiva da (auto)formação e do grupo como dispositivo de formação. O objetivo é (re)pensar a formação continuada de professores de música em docência, destacando as potencialidades de uma formação "entre nós" - o eu, o outro e a profissão. Nessa abordagem, a formação "entre nós" é permeada por experiências (auto)formativas e movimentos grupais, que constituem tempos e espaços de reflexão e (re)construção da profissão. Assim, a formação "entre nós" se entrelaça com a universidade, a escola e os docentes, refletindo a complexa teia que envolve a prática profissional e à docência em música.

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Biografia do Autor

Jade da Rosa Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Pós-Graduação em Coordenação-Pedagógica pela FAVENI (2023) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é doutoranda em Educação (UFSM) e Professora da Rede Municípal de Santa Maria (SMED) atuando na Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET).

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

SCHNEIDER, Jade da Rosa; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Professores de música em movimentos de (auto)formação: pensando a formação "entre nós”. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0204, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26120. Acesso em: 1 set. 2025.

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