EDUCAÇÃO ARTÍSTICA VERSUS EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DO TEATRO?

Autores/as

  • Diogo José de Moraes Lopes Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017086

Palabras clave:

pedagogia do teatro , educação artística , educação estética

Resumen

Neste artigo, tentamos expor diferentes formas de ensino/aprendizagem do teatro, abordagens que contornam não apenas seu ensino no âmbito do fazer, das práticas de exercícios do aluno/ator, mas, sobretudo, das práticas de fruição do teatro em sala de aula. Essas não se dão apenas em aspectos ligados à realização de jogos e em montagem de espetáculos no âmbito escolar. O aluno aprende teatro também por outros vieses e através de outros elementos da cena, como a indumentária, os cenários, a iluminação, o texto. Assim, apresentaremos, no decorrer deste texto, possíveis abordagens na Pedagogia do Teatro, que tentam lidar com a aprendizagem da cena a partir de uma visão mais ampla.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 13.278. Brasília: 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2010.

HORNBROOK, David. Education in drama. London: The Farmer Press, 1991.

REIS, Luíz. E aí, girou? Uma Experiência em Pedagogia do Teatro Inspirada pelo Brinquedo Popular do Pião. Rascunhos Uberlândia, Minas Gerais, v. 1, n. 2, p. 169-180, jul./dez. 2014.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

BARBOSA, Diogo José de Moraes Lopes. EDUCAÇÃO ARTÍSTICA VERSUS EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DO TEATRO?. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 86–96, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017086. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11689. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.