Carrego o que posso, faço quintal onde dá: pesquisa e invenção a partir das narrativas de mulheres migrantes silenciadas pela história oficial na construção da nova capital federal
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701312025140Palavras-chave:
objetos, memória, mulheres, migração, BrasíliaResumo
Este estudo parte do processo de pesquisa e invenção do espetáculo “Carrego o que posso, faço quintal onde dá”, do Coletivo Entrevazios (DF), e está enraizada na escuta sensível de histórias de mulheres migrantes que vivem nas regiões mais antigas do Distrito Federal. Em contraponto à narrativa oficial sobre a construção da nova capital federal, esta investigação propõe uma política de memória que valoriza o cotidiano, a coragem e a resistência dessas mulheres, tendo a ação Barraca de Memórias como deflagradora dessas narrativas silenciadas.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi; São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T A Queiroz, reimpressão 1983.
FONTENELE, Tânia; QUARESMA, Tânia; GASPAR, Mônica. Poeira & Batom no Planalto Central. Documentário. 58min. son., color. Brasília - Df, 2011. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9rxJUc8kbSk Acesso: 27 ago. 2024
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Tradução de Daniel Guilhermino. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
HOOKS, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar.[e-book]. São Paulo: Elefante, 2022.
LARIOS, Shaday. Dramaturgia de los objetos documentales. In: Moin-Moin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Florianópolis: UDESC, v. 1 n. 29, 2024.
MAGALHÃES, Nancy Alessio. (org). Mulheres presentes na História de Brasília: direito à vida. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005.
MOURÃO, Tânia Fontenele; OLIVEIRA, Mônica Ferreira Gaspar de. Poeira e batom no Planalto Central: 50 mulheres na construção de Brasília. Brasília: 2010
RIBEIRO, Gustavo Lins. O Capital da Esperança: a experiência dos trabalhadores na construção de Brasília. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.
VARGAS, Sandra. A força poética na memória dos objetos. In: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 425-434, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018425. Acesso em: 25 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.