O tempo e a velhice: o objeto como dispositivo de memória
DOI:
https://doi.org/10.5965/25950347012920240246Palavras-chave:
velhice, memória, objetos, tempo, BrasíliaResumo
O presente trabalho visa fomentar relações entre a velhice, o tempo e os objetos como dispositivo de memória. Será abordada a primeira etapa de criação do novo trabalho do coletivo brasiliense Entrevazios a partir de um outro olhar sobre o objeto e as histórias pessoais de mulheres idosas que deixaram suas cidades natais para tentar a vida no território da nova capital federal. Nos meses de agosto a outubro de 2023, foram escutadas e registradas histórias de mulheres idosas em quatro regiões administrativas do Distrito Federal a partir da ação “Barraca de Memórias”. Os relatos virarão um mini documentário e posteriormente a dramaturgia de um trabalho cênico-instalativo em Teatro de Objetos.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Tradução: Zulmira Ribeiro Tavares. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Tradução: Maria Helena Franco Martins. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BERGON, Henri. Matéria e Memória: ensaios sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução: Paulo Neves. 4ª. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3 Ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
LARIOS, Shaday. Diário de Memória Material: 83 voces reunidas para compreender objetos. 2021. Disponível em:
https://www.oligorymicroscopia.org/2021/01/22/diario_memoria_virtual/ Acesso 26 out. 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1.ed,; 6. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
RIBEIRO, Diego Lemos. Poéticas da possibilidade: O museu para fins vitais. In: MOIN-MOIN – Revistas de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas: Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação. Florianópolis, v. 2, n.27, p. 18 -45, dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.