Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorre em duas etapas principais para as seções Dossiê e Variata.

1. Avaliação pela Equipe Editorial:

A Equipe Editorial faz uma avaliação preliminar verificando o cumprimento de todas as diretrizes, incluindo o preenchimento completo dos metadados, a pertinência do modelo (template), das normas de publicação, do escopo da revista e a relevância do estudo proposto. Se o manuscrito cumprir os requisitos e for aprovado, avança para a próxima etapa. Caso contrário, poderá ser: a) encaminhado aos autores para correção e/ou esclarecimentos necessários para que o artigo possa ser submetido à uma nova avaliação; 2) recusado e devolvido aos autores. Submissões que não atendam às normas de publicação serão devolvidas aos autores.

2. Avaliação cega por Pares:

Os editores indicam dois Avaliadores ad hoc com titulação mínima de Doutor para realizarem a avaliação cega. Em caso de divergência nos pareceres, o manuscrito segue para um terceiro avaliador. As etapas de avaliação são:

a) Análise quantitativa: o avaliador deve considerar os itens a seguir, em escala variável entre “muito ruim” e “muito bom” (pontuação de 0 a 4 para cada item): título e subtítulo coerentes com o texto; resumo e abstractexpressam o conteúdo do trabalho e atendem os aspectos exigidos no modelo (template); introdução; relevância do tema abordado; domínio e desenvolvimento do tema; aprofundamento do conteúdo; estrutura do trabalho; correção ortográfica e gramatical; clareza da redação; conclusão; atualidade e pertinência das referências; e atendimento às normas da Revista.

b) Análise qualitativa: o avaliador redige um parecer detalhado, considerando principalmente questões referentes à forma (aspectos gramaticais e estilísticos), ao conteúdo (coerência de ideias e argumentação) e às etapas do trabalho (formulação do problema, fundamentação conceitual, discussão e direcionamento da análise, bibliografia, organização do texto, sustentação das ideias propostas).

c) Resultado: o avaliador deve optar por um dos seguintes julgamentos - aprovado, aprovado condicionalmente ou recusado. Em seguida, os autores receberão um e-mail de notificação comunicando o resultado da avaliação e demais recomendações de acordo com o resultado.

Os trabalhos que forem aprovados ou aprovados condicionalmente e receberem recomendações serão encaminhados aos autores para realizarem as devidas correções, que por sua vez deverão ocorrer no prazo estipulado. Cabe aos editores avaliarem se foram ou não atendidas as recomendações e, no caso de negativa, recusarem a publicação. Caso o texto corrigido não seja submetido à plataforma conforme o prazo estipulado, este será devidamente arquivado. No caso de Dossiê, cabe aos seus organizadores a avaliação às cegas.

Salienta-se que não caberá recurso aos trabalhos recusados. No entanto, para os textos recusados, é permitido aos avaliadores emitirem sugestões para que os trabalhos sejam submetidos em publicações voltadas a outras áreas, caso os manuscritos não apresentem conformidade com o escopo da Revista.

As submissões para Ensaio, Entrevista e Resenha passarão somente por avaliação da Equipe Editorial.