Diálogo entre arte, artesanato e moda: elementos mineiros em coleções desfiladas na São Paulo Fashion Week

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17422024e0012

Palavras-chave:

cultura mineira, São Paulo Fashion Week, artesanato

Resumo

Partindo da premissa de que a moda expressa, por meio do vestuário, identidades e culturas regionais, este artigo tem como objetivo analisar como elementos artesanais e artísticos associados à cultura do Estado de Minas Gerais foram utilizados como referência conceitual e visual por estilistas/marcas que desfilaram no evento São Paulo Fashion Week. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, realizada por meio de uma leitura semiótica de imagens de três coleções de diferentes estilistas/marcas: Renato Loureiro (2005), Acquastudio (2014) e Ronaldo Fraga (2018). Essas coleções apresentaram como referência visual elementos tradicionais de Minas Gerais, destacando-se o uso de técnicas artesanais como os fuxicos e os tricôs visualizados na coleção de Loureiro e os bordados produzidos por bordadeiras da cidade de Mariana nas peças de Fraga. Observou-se, também, um diálogo tramado com a arte barroca mineira nas peças da Acquastudio. Ao englobar elementos da cultura de diferentes regiões na moda, ratifica-se a ideia da diversidade cultural existente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale); Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé).  Possui interesse nas áreas de: Design de Moda; Têxteis; Artesanato têxtil; Cultura material e Gênero. Desenvolve especialmente pesquisas relacionadas a culturas regionais e locais.

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do curso de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá (UEMG - Ubá). Doutorando e Mestre na linha de pesquisa Trabalho, Questão Social e Política Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED), área de concentração em Política Social, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutorando na linha de pesquisa Arte, Moda: História e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagem (PPGACL) do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2001-2005), Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2009), Mestre (2007-2009) e Doutora (2017-2019) em Economia Doméstica pela UFV. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da - UFRRJ (2012 - atual), com foco de atuação em História da Moda e da Indumentária, Processo de Produção do Vestuário, Indústria de Confecção, Artesanato Têxtil e Velhice e Mídia. Integra os grupos de pesquisa Estudos Sociais em Hospitalidade e Lazer e Gênero (UFRRJ), Trabalho e Consumo (UFV) e Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda - NUPEVEM (interinstitucional), responsável pela organização do Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED). 

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC (2006). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Referências

ALBINO, J. C. A. de. Uma questão de estilo: compreendendo a articulação entre ação e estruturas na constituição de estratégia em empresas do campo da moda. 2007. 592 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-72ZL2J. Acesso em: 15 jul. 2023.

ALENCAR, V. FFW. Sobre nós. Disponível em: https://ffw.uol.com.br. Acesso em: 02 jan. 2023.

ALMEIDA, A. J. M. A relação entre design de moda e comunidades artesanais no Brasil: o projeto Moda e Artesanato do museu A Casa. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 128–142, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i22.639. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/639. Acesso em: 18 jul. 2023.

ANDRILL, T. SPFW: a história da maior semana de moda brasileira. a história da maior semana de moda brasileira. 2022. Marie Claire Moda. Disponível em: https://revistamarieclaire.globo.com/moda/noticia/2022/11/spfw-a-historia-da-maior-semana-de-moda-brasileira.ghtml. Acesso em: 12 out. 2023.

ARTESOL. Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos. Disponível em: https://www.artesol.org.br/barralonguense. Acesso em: 10 out. 2023.

BARTHES, R. Sistema de Moda. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

BOUCHER, F. História do Vestuário no Ocidente. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

CALANCA, D. História Social da Moda. Tradução: Renato Ambrósio. São Paulo: SENAC, 2008.

CAMPOS, A. A. Introdução ao Barroco Mineiro: cultura barroca e manifestações do rococó em Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.

PRADO, G. SPFW: ‘Desastre de Mariana’ protagoniza desfile de Ronaldo Fraga. Catraca Livre, 27 abr. 2018. Disponível em: https://catracalivre.com.br/estilo/spfw-ronaldo-fraga-mariana/. Acesso em: 04 jan. 2024.

CLEMENCIO, M. A. Artesanato e Moda: uma contribuição ao processo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02032009168. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7787. Acesso em: 18 jul. 2023.

DIAS, F. C. Mineiridade: construção e significado atual. Ciência & Trópico, [S. l.], v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/375. Acesso em: 19 jul. 2023.

DOMINGUEZ SANTANA, C. C.; ALVARES COPPOLA, S. A. Moda artesanal: explorando uma cultura regional brasileira por técnicas e saberes tradicionais. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 047–072, 2021. DOI: 10.5902/1983734847468. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/47468. Acesso em: 18 jul. 2023.

FFW. Renato Loureiro Inverno 2005 RTW. FFW. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/desfiles/spfw/inverno-2005-rtw/renato-loureiro/renato-loureiro-6/?i=21. Acesso em: 04 jan. 2024.

FUNDAÇÃO NACIONAL PRÓ-MEMÓRIA. Tecelagem manual no Triângulo Mineiro: uma abordagem tecnológica. Brasília: Ministério da Educação e Cultura - Secretaria da Cultura, 1984. 124 p.

GARCIA, Carol. Moda e identidade no cenário contemporâneo brasileiro: uma análise semiótica das coleções de Ronaldo Fraga. São Paulo: 2002.107 p. Dissertação (Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

HALL, S. Cultura e Representação. Organização e revisão técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Edi. Puc Rio: Apicuri, 2016.

IPHAN. Salvaguarda do patrimônio: Ouro Preto-MG. Brasília: Programa Monumenta, 2008.

IRIAS, M.; FARIAS, R. de C. P. Artesanato, cultura e identidade do grupo Art D’mio de Brás Pires-MG. Oikos: Família e Sociedade em Debate, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 119–151, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3733. Acesso em: 3 jan. 2024.

JONES, S. K. Fashion Design: manual do estilista. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 10. ed. Campinas: Papirus, 2023. Tradução de Marina Appenzeller.

LARAIA, R. B. de. Cultura: um conceito antropológico, 21º edição. Zahar: Rio de Janeiro, 2007.

LIZ, C. A. C. B. A moda como instituição social no contexto belo-horizontino na década de 1980: a contribuição do grupo mineiro de moda na promoção de identidades e subjetividades. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BLAW. Acesso em: 15 jul. 2023.

LORENZI, R. de C. R. et al. Fashion Design and Crafts: a reciprocal social relationship. DAT Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 299–318, 2022. DOI: 10.29147/datjournal.v7i4.665. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/665. Acesso em: 18 jul. 2023.

MACGREGOR, N. A história do mundo em 100 objetos. Rio de Janeiro: Intrínseca Ltda, 2013. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues, Berilo Vargas e Cláudio Figueiredo.

MENDONÇA, R. N. Confluências entre design e artesanato mineiro: mapeamento e análise de técnicas de produção artesanais como suporte evocativo da cultura material em Minas Gerais. 2023. 2016 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Bauru, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/243477. Acesso em: 12 jul. 2023.

MORAIS, M. E. C. M. Transbordações nas práticas cotidianas das bordadeiras da cidade de Barra Longa – Minas Gerais após o rompimento da barragem de fundão. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/37869. Acesso em: 14 jul. 2023.

MOURÃO, N. M.; OLIVEIRA, A. C. C. Memória afetiva e o artesanato religioso em Minas Gerais. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 14261–14278, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n2-174. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24468. Acesso em: 3 jan. 2024.

MUCCI, L. I. O teatro barroco de o Aleijadinho. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 34-42, abr. 2007. ISSN 1981-9943. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n1p34-42. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/175. Acesso em: 24 jul. 2023.

NIEMEYER, L. Elementos da semiótica aplicados ao design. [s.l.]: 2AB, 2003.

OLIVEIRA, Carolina Dias de. As relações artesanais e o estímulo ao Desenvolvimento Local no Brasil, em Gouveia-MG e outras diferentes escalas. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/wp-content/uploads/2014/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Carolina-Dias.pdf. Acesso em: 03 jan. 2024.

PINTO, C. B. S.; MIRANDA, A. P. C. de; SUAREZ, M. C.; CHEVITARESE, L. P. A moda sublime da marca Ronaldo Fraga. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 227-288, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16382023227. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22517. Acesso em: 18 jul. 2023.

PORTES, B. S. Revisitando o “barroco Mineiro”: a construção de um conceito entre a arte, a identidades e outras representações coloniais. (Especialização) - Cultura e Arte Barroca da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/775/1/MONOGRAFIA_RevisitandoBarrocoMineiro.pdf. Acesso em 19 jul. 2023.

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Relação de Bens Tombados e Registrados em Ouro Preto. 2010. Disponível em: https://ouropreto.mg.gov.br/static/arquivos/menus_areas/rela-o-de-bens-tombados-e-registrados-em-ouro-preto.pdf?dc=711. Acesso em: 03 jan. 2024.

REDE, M. História e cultura material. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2012. p. 133-150.

RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do brasil. São Paulo: Global Editora, 2015.

RIBEIRO, E. Artesanato de Resende Costa é registrado como bem imaterial. Jornal das Lajes, Resende Costa, 15 dez. 2016. Disponível em:https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/artesanato-de-resende-costa-eregistrado-como-bem-cultural-imaterial/2072. Acesso em: 25 jul. 2023.

SILVA, E. K. R. da. Artesanato: mercadoria, valor e fetiche. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 121-143, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016121. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6823. Acesso em: 18 jul. 2023.

SILVEIRA, N. B. M. Morfologia do objeto: uma abordagem da gramática visual/forma aplicada ao design de artefatos materiais tridimensionais. 2018. 171 f. Tese (Doutorado) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.

SOARES JUNIOR, G.; ALVES DE CARVALHO, A. Entre a tradição e a modernidade: o artesanato têxtil doméstico de Resende Costa, MG. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 150–170, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1525. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1525. Acesso em: 18 jul. 2023.

SOARES JUNIOR, J. As práticas do tear manual de Carmo do Rio Claro (Minas Gerais), sua história, seus artífices, seus atores e a moda brasileira. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2920. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22920. Acesso em: 18 jul. 2023.

SORGER, R; UDALE, J. Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2009

SOUZA, C. N. de. Artesanato de Tradição do Tear em Resende Costa, MG: trabalho, produção e comércio. 2018. 266 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, PUC Minas, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/CiencSociais_SouzaCN_1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

TORRE, Luiggi. Arte barroca mineira inspira o inverno da Acquastudio. Harper's Bazaar Brasil, 07 nov. 2014. Disponível em: https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/arte-barroca-mineira-inspira-o-inverno-da-acquastudio/#g%20Acesso%20em:%2004%20jan.%202024.%20allery=1&slide=4. Acesso em: 04 jan. 2024.

VIGGIANI, M. F. S.; MENDES, F. D.; BARBOSA, L. L. A valorização e a inclusão de comunidades em projeto de moda: coleções de Ronaldo Fraga. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 118-166, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16402023118. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/23106. Acesso em: 18 jul. 2023.

Publicado

2024-08-23

Como Citar

SOARES JUNIOR, Glauber; BATISTA, Fabiano Eloy Atílio; TEIXEIRA, Débora Pires; SCHEMES, Claudia. Diálogo entre arte, artesanato e moda: elementos mineiros em coleções desfiladas na São Paulo Fashion Week. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 01–30, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17422024e0012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24228. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Variata