A velhice na obra de Ronaldo Fraga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021300

Palavras-chave:

Ronaldo Fraga. Velhice. Publicidade de Moda.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a representação da velhice na obra do estilista brasileiro Ronaldo Fraga. Metodologicamente, constitui-se de uma reflexão teórica sobre velhice e moda, a partir de três desfiles do estilista no São Paulo Fashion Week (2009, 2017, 2018), nos quais o velho apareceu como modelo. Percebe-se que Fraga propõe a ruptura das representações negativas da velhice, tal como a feiura, o isolamento social, a inatividade etc. E, pelo contrário, os desfiles mostraram possíveis subversões dessas representações, na qual os velhos são convidados por Fraga a assumirem seus símbolos do envelhecimento e a encontrarem beleza neles.

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Professora adjunta do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com foco de atuação em História da Moda e da Indumentária, Processo de Produção do Vestuário, Arranjos Produtivos Locais de Confecção, Artesanato Têxtil, Velhice e Mídia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2910697556921693

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Publicado

2021-04-19

Edição

Seção

Variata